substantivo masculino Papa de milho verde cozido com leite e açúcar, polvilhado com canela.
Curau, jimbelê ou canjica é uma iguaria típica da culinária brasileira. Doce, pastosa e de origem africana, tem como principais ingredientes creme de milho verde, leite de vaca ou de coco, açúcar e canela em pó ou em casca. É um prato típico das Festas Juninas.
Curau de milho, também conhecido como canjica nordestina, é uma sobremesa junina sem glúten, fácil de preparar e deliciosa. Pode ser servido morno ou gelado.
Chamado no nordeste como canjica nordestina, o curau tem sua origem na união de duas receitas, o pudim europeu e uma bebida densa dos tupis, que antigamente era utilizada em rituais. O próprio nome em Tupi já define sua origem, "minga'u". Com um modo de preparo muito simples, qualquer pessoa pode fazer.
SEPARAR EM SÍLABAS
Corte o milho do sabugo e depois raspe cada sabugo com uma faca para que saia todos os grãos da espiga. Bata os grãos com o leite e o leite de coco no liquidificador, depois passe por uma peneira fina. Coloque o creme do milho em uma panela, acrescente o açúcar e leve ao fogo.
O curau é uma espécie de mingau seco feito com milho verde, leite de vaca ou de coco e açúcar. Em alguns estados do Brasil, é chamado de canjica. Doce ou salgada, a pamonha é uma comida muito apreciada nas festas juninas. ... Sabe-se, porém, que já era feita pelos índios e que a palavra "pamonha" vem do tupi pamuna.
O curau é uma espécie de mingau seco feito com milho verde, leite de vaca ou de coco e açúcar. Em alguns estados do Brasil, é chamado de canjica. Doce ou salgada, a pamonha é uma comida muito apreciada nas festas juninas. O curau é um doce típico de festa junina, mas em algumas cidades faz parte do cardápio cotidiano.
A teoria mais aceita é de que a canjica chegou ao Brasil no período colonial com os africanos escravizados que foram trazidos para cá. A "kanzika" era uma espécie de papa de milho tradicional de várias regiões da África, e por aqui era muito consumida nas senzalas por ser saborosa e barata.