Geralmente, é amarrado nos braços e cintura dos iniciados, com a finalidade de afastar as energias negativas e espíritos malévolos, impedindo a incorporação de eguns (espíritos de mortos).
O "Contra-Egun" é um traçado de palha da costa trazido ao brasil pelas religiões Afro-descendentes e é geralmente usado nas nações de Candomblé e Umbandomblé. Serve para proteção contra espíritos desencarnados que atuam em baixo astral, desordem, ou em palavras populares: zombetagem.
Também existe a reza para se colocar o contra egum e para retirá-lo da pessoa. ... É de grande significado, pois com suas rezas e posteriormente com sua imantação através de determinados banhos, ele não permite de forma alguma que espíritos de mortos se aproximem de quem o s está usando.
Algumas pessoas sentem muita dificuldade de bordar com palha, pois seus fios são rígidos e ao serem puxados, não deslizam bem no tecido. Daí o macete é hidratar os fios de palha. Basta molhar os fiapinhos completamente, escorrer o excesso de água secando bem e trabalhar com eles úmidos, macios e mais fáceis de bordar.
O Sabão Africano, também conhecido como Sabão da Costa, é o sabonete que limpa alem do corpo as energias negativas, renovando o estado de espirito da pessoa. Ótimo para descarrego e purificação da energia. Muito utilizado também pelos Umbandistas e Candomblecistas .
Sempre limpe na parte da frente da palha e não faça, de maneira nenhuma, o procedimento na parte de trás da palha. A fibra natural pode ser danificada caso isso seja feito. Deixe secar e depois aplique hidratante corporal na fibra com algodão. Tire o excesso com a escova.
- Cortar o lado da base de cada tira, fazendo uma ponta; - Umedecer em água as palhas preparadas, no momento de fazer o trabalho, para que fiquem macias e flexíveis.