O IMEI da Anatel funciona como o CPF de um indivíduo ou o chassi de um automóvel. ... Neste artigo você vai entender como funciona o IMEI do celular, para que ele serve, como descobrir qual o código no seu iPhone ou smartphone Android e como consultar se o seu dispositivo está irregular de alguma forma.
Se você não sabe, o IMEI é o International Mobile Equipment Identity (ou Identificação Internacional de Equipamento Móvel, em tradução livre). Ele é um número identificador único e global, presente em aparelhos telefônicos (como celulares) e no Brasil é usado para bloquear o celular em caso de roubo ou furto.
Para cada inscrição, um único IMEI é necessário. Um telefone com cartões SIM dupla terá 2 números de IMEI. Isto é de modo que o aparelho possa ser ligado a duas redes de uma só vez.
O número IMEI de qualquer celular indica a localização atual do telefone. Dessa forma, por meio do número, pode-se saber onde está o indivíduo, desde que o celular esteja com ele. Além disso, se o celular de uma pessoa for perdido ou roubado, a localização desse celular também pode ser rastreada por meio do número.
Como consultar o IMEI de um celular? Atualmente, o Brasil conta com um sistema que bloqueia celulares piratas, que são aqueles aparelhos que não têm IMEI registrado. Para saber se o seu telefone não é um destes, ou ainda, se ele está bloqueado, você pode consultar no site da Anatel.
- Para aparelhos Dual Sim (Dois chip) não é necessário entrar em contato com as duas operadoras ao bloquear um IMEI automaticamente o outro será bloqueado. ... - Após o bloqueio o IMEI todas as funções que dependem da operadora como por exemplo, ligações ou conexão com a internet ficarão indisponíveis.
Se você tem dois números IMEI, o IMEI 1 geralmente estará pareado com o primeiro chip configurado no smartphone. Para confirmar, fale com sua operadora de celular. Se você tem um smartphone Pixel 3a ou mais recente, é possível usar dois chips: um físico e um eSIM.
Por regra, não deve ser possível que nenhuma pessoa rastreie um celular pelo IMEI. A utilização do IMEI, do ponto de vista do consumidor, é uma proteção contra roubo. O que algumas pessoas mal-intencionadas poderiam fazer, em posse do seu IMEI, é denunciar falsamente que o aparelho foi roubado.