A aplicação mais importante do dióxido de enxofre é na escala industrial, na produção de ácido sulfúrico, mas também possui algumas utilizações secundárias, como gás de refrigeração em indústrias de bebidas e gelo; na fabricação de papel sulfite; na preservação de frutas secas, refrigerantes e vinhos, inibindo a ...
O dióxido de enxofre (SO2), em altas concentrações na atmosfera, sofre oxidação e hidratação, transformando-se em ácido sulfúrico (H2SO4), que é um dos ácidos que compõem a chuva ácida.
SO₂ Dióxido de enxofre/Fórmula
O SO2 presente na atmosfera pode levar a formação de chuva ácida e é precursor dos sulfatos, um dos principais componentes das partículas inaláveis (MP10).
O dióxido de enxofre, cuja fórmula molecular é SO2, é um gás incolor com um odor acre picante. Ele ocorre como uma impureza nos combustíveis fósseis, proveniente principalmente de atividades como queima de diesel nos veículos pesados, carvão e petróleo em usinas de energia ou de fundição de cobre.
Exposição crônica: a exposição prolongada ao enxofre provoca doença pulmonar crônica (enfisema, bronquiectasia, asma) e sinusite (maxilar, frontal). O manuseio prolongado provoca, na pele, lesões eritematosas e ulcerosas.
A emissão de dióxido de enxofre na atmosfera está diretamente ligada à chuva ácida, que afeta o meio ambiente de diversas formas: atrapalha a reprodução e crescimento das plantas; afeta o pH da água dos rios, prejudicando, assim, o crescimento populacional dos peixes; além de corroer materiais, afetando monumentos e ...
As principais fontes naturais de emissão do dióxido de enxofre são erupções vulcânicas e decomposição de animais e vegetais em solos, pântanos e oceanos. Já as fontes artificiais incluem principalmente a queima de combustíveis fósseis, como os derivados do petróleo (principalmente o óleo diesel e a gasolina).
A ingestão de grandes doses pode causar náuseas, dor de cabeça, e inconsciencia em casos severos. Pode converter-se em sulfeto de hidrogênio no intestino.
Os óxidos de enxofre (SO2 e SO3 - SOx) são formados nas indústrias pela queima de combustíveis fósseis que têm enxofre em sua composição (óleo combustível, carvão mineral).