Quando nossos ancestrais deixaram de ser caçadores-coletores passando a ser fazendeiros algumas espécies de animais começaram a ser domesticadas para proporcionar a seus donos conforto, alimentação e ajudar nos trabalhos pesados. Os cientistas apenas supõem como os cães e os humanos iniciaram sua aproximação.
Acredita-se que a domesticação de animais data de uns 12 mil anos, no Período Neolítico, não por acaso a mesma época em que o homem começou a trocar a caça e a coleta nômades por um pedaço de chão, dando origem à agricultura.
As principais plantas domesticadas durante o Neolítico foram o trigo, a cevada, a lentilha, a ervilha e a vagem. No caso dos animais, além do cão, domesticado no Paleolítico, temos como principais o porco, a ovelha, a cabra, a vaca, o gato, a galinha e o asno.
Evolução Graças à domesticação dos animais que mais interessavam ao homem, como alimento e força de tração, a pecuária começou a se difundir pela Europa. Mas, ao domesticar cavalos e bois, o homem criava a mecanização da agricultura.
A domesticação é um processo evolutivo no qual, através dos anos, muitas características do comportamento mudaram de um animal selvagem para um animal doméstico.
A ocupação e o deslocamento humano pelos continentes foi um fator decisivo para o surgimento de muitas espécies domesticadas.
Homens enfrentavam animais, enquanto mulheres e crianças coletavam frutos. Homo. "Nesse longo período passamos de carniceiros e trituradores de sementes e raízes a domesticadores de animais", diz o arqueólogo Renato Kipnis, da Universidade de São Paulo (USP).
Ovelhas e cabras começaram a ser domesticadas no ano 8000 a.C., no sudoeste da Ásia. Reunidos em rebanhos, os animais costumavam ser conduzidos de uma região a outra, sempre em busca de boas pastagens.
Ovelhas e cabras começaram a ser domesticadas no ano 8000 a.C., no sudoeste da Ásia. Reunidos em rebanhos, os animais costumavam ser conduzidos de uma região a outra, sempre em busca de boas pastagens.
Entre os principais animais mamíferos domesticados estão: cão, ovelha, cabrito, porco, gado, dromedário, burro, cavalo, búfalo-asiático, gato, porquinho-da-índia, lhama, camelo-bactriano, coelho, rena, furão doméstico, hamster-sírio e elefantes de carga.