Ele é utilizado no tratamento dos vários tipos de distúrbios de ansiedade – como síndrome do pânico, transtorno de ansiedade generalizado e ansiedade social – e para acatisia, que é uma inquietação extrema, geralmente provocada por remédios psiquiátricos.
O paciente deve tomar os comprimidos por via oral com pouca quantidade de líquido não alcoólico. A dose de clonazepam depende da doença, da resposta clínica, bem como idade e tolerabilidade. Desse modo, recomenda-se que o tratamento inicie com doses mais baixas, que podem ser aumentadas se necessário.
Mais precisamente, os benzodiazepínicos atuam potencializando a ação do GABA (ácido gama-aminobutírico), um neurotransmissor depressor, responsável por diminuir a excitação, agitação, tensão e o estado de alerta, trazendo relaxamento, sonolência e sensação de calma.
Sonolência, dor de cabeça, infecção das vias aéreas superiores, cansaço, gripe, depressão, vertigem, irritabilidade, insônia, perda da coordenação de movimentos e da marcha, perda do equilíbrio, náusea, sensação de cabeça leve, sinusite e concentração prejudicada.
Ação esperada de Clonazepam O clonazepam pertence à classe dos benzodiazepínicos, medicamentos que causam inibição leve do sistema nervoso, com consequente ação anticonvulsivante, sedativa leve, relaxante muscular e tranquilizante.
Uma dose oral única de Clonazepam começa a ter efeito dentro de 30 a 60 minutos e continua eficaz por 6 a 8 horas em crianças e 8 a 12 horas em adultos. Caso o paciente se esqueça de tomar uma dose, nunca se deve dobrar a dose na próxima tomada.
O Clonazepam tem tempo de meia-vida de absorção em torno de 30 minutos, por isso é recomendado usar meia hora antes de dormir. Porém, sua concentração plasmática máxima é alcançada de 1-4h após a ingestão, então o efeito de sonolência não será perdido se você tomar duas horas de dormir. Espero ter ajudado!
Deve-se administrar 1 comprimido de Clonazepam sublingual. Recomenda-se que o tempo de permanência sob a língua seja de três minutos, sem deglutir ou mastigar o comprimido.
O Clonazepam tem tempo de meia-vida de absorção em torno de 30 minutos, por isso é recomendado usar meia hora antes de dormir. Porém, sua concentração plasmática máxima é alcançada de 1-4h após a ingestão, então o efeito de sonolência não será perdido se você tomar duas horas de dormir.