O nitrato de amônio "é utilizado principalmente em fertilizantes de nitrogênio em culturas de leguminosas", diz a Sociedade Francesa de Química. Esse tipo de fertilizante, apresentado na forma de grânulos brancos, é usado em todo o mundo para obter melhores rendimentos e, para muitos agricultores, é essencial.
Usos. Usado como fertilizante, herbicida, inseticida, absorvente para óxidos de nitrogênio, na fabricação de óxido nitroso, como oxidante em propelentes sólidos para foguetes, explosivos, etc.
O nitrato de amônio é um sal constituído pelos íons NH4+ (amônio) e NO3- (nitrato). É um composto sólido que, quando puro, tem coloração branca. É muito utilizado como fertilizante agrícola, mas também pode ser aplicado na fabricação de explosivos, pois é uma substância muito oxidante, logo comburente.
A acumulação de grandes quantidades de nitrato de amônio permite que mais calor seja contido por mais tempo quando uma mistura queima. Adicione oxidante suficiente a um fogo, e ele provocará uma explosão.
O nitrato de amônio é produzido a partir de uma reação simples de amônia anidro e ácido nítrico. Para a fórmula sólida AN, o líquido resultante é concentrado e transformado em prills, grânulos ou cristais.
Em entrevista à BBC, o professor do Instituto de Química da Universidade de São Paulo (USP), Reinaldo Bazito, afirmou que o nitrato de amônio "é um material seguro se armazenado de maneira adequada, conforme a legislação e normas pertinentes, para evitar incêndios e explosão em caso de incêndio.
É de uma indústria química no polo petroquímico de Cubatão, na Baixada Santista, que é fabricado todo o nitrato de amônio produzido no Brasil. A fabricante nacional produz 500 mil toneladas por ano.
NH₄NO₃ Nitrato de amônio/Fórmula
A principal suspeita até o momento sobre a causa do acidente é de que a explosão tenha partido de um hangar que armazenava mais de duas toneladas e meia de Nitrato de Amônio (NH4NO3), substância química altamente inflamável que estaria guardada há anos no local.
Em temperaturas suficientemente altas, porém, o nitrato de amônio pode se decompor violentamente por si só. Este processo cria gases, incluindo óxidos de nitrogênio e vapor de água. É esta rápida liberação de gases que causa uma explosão.