Uma outra utilização dos caroços do açaí é usá-los como fonte de energia (queima) na produção de tijolos. O caroço do açaí substitui a lenha e a pesquisa constatou que o caroço se mostrou 21% mais eficiente que a lenha na hora de assar os tijolos.
Tanto o caroço de açaí quanto a capa de palmito devem ser triturados para uma melhor ação dos microrganismos e consequentemente redução do tempo de compostagem, além de resultar em um composto com melhor aspecto.
Resumo: Denomina-se caroço de açaí o fruto despolpado. O caroço do açaí é proveniente de uma palmeira de origem amazônica, que se desenvolve em touceiras. É composta por várias estipes, chegando a formar até 25 pés em cada touceira.
O substrato 1 (caroço de juçara triturado fermentado) apresentou potencial de utilização na produção de mudas de tomate, quiabo e couve-flor. O substrato 2 (composto à base de caroço de juçara triturado e esterco bovino) apresentou potencial de utilização na produção de mudas de alface.
Os caroços de açaí foram lavados em água potável e desidratados em estufa ventilada a 60°C por 40 horas. Posteriormente, foram transformados em farinha com auxílio de moinho de facas.
O processo é simples, com apenas quatro passos. "A gente faz a lavagem, passa os caroços no pilão para tirar os pêlos do caroço, depois torra no fogo. Aí é só moer e está pronto", explica dona Perina. O tempo de produção é de pelo menos 24 horas, já que a secagem, que é a parte mais demorada, é feita no sol.
- Utilize adubo orgânico curtido, tais como esterco de curral (10 litros por cova), de galinha (3 litros por cova) ou torta de mamona (1 litro por cova), em covas de 40 x 40 x 40 centímetros.
Rale o caroço e coloque-o no sol, coberto por um tecido como voal, para secar. Depois, bata no liquidificador e passe numa peneira bem fina. Conserve num pote bem fechado, na geladeira, e tome 1 colher (sopa) nas refeições.
A produção do carvão deu-se em duas fases: a primeira é a impregnação de 2 kg do caroço de açaí em 2 litros de solução ativante em concentração comum de 40g/l de hidróxido de sódio (NaOH) e água. Depois foi realizado o processo de pirólise de amostra em forno de barro para a ativação.