Ouça em voz altaPausar2. Se nas primeiras 16 semanas gestacionais o primeiro exame solicitado detectar anticorpos IgG e IgM reagentes, deve ser feito o teste de avidez de IgG na mesma amostra de soro. 3. Não são requeridos exames de avidez após a 16ª semana de gestação pois a avidez alta não descarta a infecção adquirida durante a gestação.
Exames de pré-natal: quais são e quando devem ser feitos?
Ouça em voz altaPausarDurante o acompanhamento de pré-natal do IFF, as gestantes com sorologia IgM positiva são submetidas ao tratamento com espiramicina ao longo do primeiro trimestre. Após esse período, utiliza-se sulfadiazina, pirimetamina e ácido folínico intercalados com ciclos de três semanas com espiramicina até o momento do parto.
Ouça em voz altaPausarEm caso de IgM positiva, deve ser solicitado o teste de avidez de IgG para detectar infecção recente no início da gestação e maior risco de transmissão congênita de toxoplasmose.
Ouça em voz altaPausarMÉTODO: QUIMIOLUMINESCÊNCIA RESULTADO: VALORES DE REFERÊNCIA: - BAIXA AVIDEZ: INFERIOR A 50,0% - SUGERE INFECÇÃO OCORRIDA NOS ÚLTIMOS 04 MESES. - MODERADA : DE 50,0 A 59,9% - NÃO PERMITE DEFINIR O PERÍODO DA INFECÇÃO. - ALTA AVIDEZ : IGUAL OU SUPERIOR A 60,0% - SUGERE QUE A INFECÇÃO TENHA OCORRIDO HÁ MAIS DE 04 MESES.
Ouça em voz altaPausarA IgG de baixa avidez representa um indicador importante de infecção primária recente numa única amostra de soro. A detecção de IgG de alta avidez indica que a presença de IgM deriva da persistência da IgM ou da reativação da infecção.
Ouça em voz altaPausarO pré-natal é indicado para todas as mulheres grávidas, pois é ele que detectará problemas como diabetes e hipertensão. O principal exame durante a gravidez é o ultrassom. Esse exame mostra o sexo do bebê e também informa como sua saúde funcional e anatomia.
Ouça em voz altaPausarNessa fase, repetem-se o hemograma e algumas sorologias, como para sífilis, HIV, hepatites B e C e toxoplasmose, se as anteriores forem negativas. Também se realiza a pesquisa da bactéria estreptococo do grupo B (entre 35 e 37 semanas), que pode ser transmitida para o bebê durante o parto normal.
Ouça em voz altaPausarIgG não reagente e IgM reagente: possibilidade de infecção aguda ou IgM falso positivo. Encaminhar ao pré-natal de alto risco, notificar o caso, iniciar tratamento conforme idade gestacional (tabela 1) e repetir anticorpo IgG e IgM (utilizar o mesmo método) após 3 semanas.
Ouça em voz altaPausarPara determinar se um feto foi infectado, um médico pode coletar uma amostra do líquido ao redor do feto (líquido amniótico) e testar para a presença de anticorpos e material genético (DNA) do parasita. O teste, um procedimento chamado amniocentese , é geralmente realizado após a 14ª semana de gestação.