Esse vídeo da eBianch aborda os principais tipos de velocidades utilizadas na aviação. São elas: Velocidade Indicada (VI), Velocidade Aerodinâmica (VA) e Velocidade Solo (VS).
2- Vr (rotate velocity): velocidade calculada pelo FMS da aeronave ou indicada em tabelas e gráficos que leva em consideração temperatura e umidade do ar, pressão atmosférica, peso da aeronave, altitude do aeródromo, componente do vento e configurações da aeronave.
Quando uma aeronave voa sob as condições ISA ao nível do mar ( hPa, 0% de umidade) a velocidade calibrada é igual à velocidade equivalente (EAS) e a velocidade verdadeira (TAS). Se não há vento, é também igual à velocidade de solo (GS).
Velocidade verdadeira significa a velocidade da aeronave em relação ao ar não perturbado. A velocidade verdadeira é igual à velocidade equivalente multiplicada por (ro/r) ½.
O velocímetro é um instrumento usado em uma aeronave para mostrar a velocidade em relação ao ar da mesma, tipicamente em nós, para o piloto. Em sua forma mais simples, um velocímetro (ASI, na sigla em inglês) mede a diferença de pressão entre o ar em volta da aeronave e o aumento da pressão causado pela propulsão.
A velocidade aerodinâmica (VA) aumenta cerca de 2% em relação à indicada nos instrumentos do avião a cada 1.000 pés (305 metros) de altitude. Então, por exemplo, quando o velocímetro do avião a 1.000 pés de altitude indicar a velocidade de 100 KT, ele estará, na verdade, a 102 KT em relação ao ar.
A letra "Z" identifica o meridiano 0º, também conhecido por Meridiano de Greenwich e utilizado como referência de hora padrão nos meios aeronáuticos, antes da adoção do tempo universal coordenado (UTC). Disponível em: .
Diferentemente dos carros, que marcam a velocidade em km/h (quilômetros por hora), os velocímetros dos aviões registram a velocidade em nós (milhas náuticas por hora). Uma milha náutica equivale a 1.852 metros. Um avião voando a 100 KT (sigla para nós) tem velocidade de 185,2 km/h.
A velocidade de estol é determinada a partir do coeficiente de sustentação máximo da asa da aeronave. Com este coeficiente é possível determinar a velocidade mínima em que a força de sustentação consegue equilibrar o peso da aeronave.