A Retina é a parte do olho de todos os seres vertebrados responsável pela formação de imagens, ou seja, pelo sentido da visão. A retina é a parte do olho dos vertebrados responsável pela formação de imagens dos objetos visualizados.
A retina é o revestimento mais interno do olho, composta por milhares de células sensíveis à luz, possui uma parte interna de tecido nervoso e uma externa pigmentada. Detém um papel fundamental na formação de imagens, que serão projetas e depois enviadas para o cérebro, através de impulsos elétricos.
Os fotorreceptores da retina convertem a imagem em impulsos elétricos, os quais são transmitidos ao cérebro pelo nervo óptico.
Uma finíssima camada de tecido sensível à luz, localizada no fundo do olho, a retina é formada por milhões de células fotorreceptoras, que captam, registram, decodificam ondas luminosas e, por meio do nervo ótico, as enviam ao cérebro, onde se forma a visão.
Quatro camadas de células fazem parte da sua formação. A primeira camada formada pelo epitélio pigmentar funciona como uma proteção. A segunda camada é composta pelas células fotorreceptoras (cones e bastonetes) que recebem a mensagem.
Organização. Em cada retina há cerca de 120 milhões de foto-receptores (cones e bastonetes) que libertam moléculas neurotransmissoras a uma taxa que é máxima na escuridão e diminui, de um modo proporcional (logarítmico), com o aumento da intensidade luminosa.
A retina é a camada mais interna do olho e é composta por 10 camadas celulares. É na retina que a informação luminosa se transforma em sinal elétrico para ser interpretado pelo cérebro.
Na retina estão os cones e bastonetes, que são as células fotorreceptoras. Elas recebem a luz e a transformam em um impulso nervoso que é dirigido ao cérebro através do nervo óptico.