Todas as frases precisam trazer um sentido para que o outro consiga interpretar e interagir corretamente, mantendo um diálogo. Para isso, utiliza-se da ordem direta que diz respeito à estrutura padrão das frases, como sujeito + verbo + objeto, por exemplo, como em: "Maria comeu bolo".
Na ordem direta, o sujeito é disposto na oração antes do predicado. Observe os exemplos: As mães preocupam-se muito com os filhos.
Como sabemos, o sujeito e o predicado são os termos essenciais da oração. O sujeito é aquele que realiza ou recebe a ação, e o predicado comporta o verbo, informando a ação realizada ou recebida pelo sujeito. ... A posição do sujeito nessa oração é anterior ao predicado, por isso, é chamada de ordem direta.
A frase pode ser verbal (possuir verbo) ou nominal (sem verbo). ... Oração é um enunciado com verbo ou locução verbal (necessariamente há verbo na oração). Período é a frase organizada em oração ou orações, terminada também em ponto.
Selecione OK.
A disposição do sujeito determina a ordem dos elementos essenciais da oração, a qual pode ser direta ou indireta. caracteriza-se pela presença de um predicado, o qual é introduzido na Língua Portuguesa por um verbo.
E por assim dizer, o uso da ordem direta das palavras refere-se mais precisamente à língua escrita. Mas qual seria a ordem direta da oração acima? Os garotos alegres, descontraídos e peraltas estão na sala. Alegres, peraltas e descontraídos - Predicativo do sujeito.
Dependendo da posição de seus termos, a oração pode estar: Na ordem direta: o sujeito aparece antes do predicado. brincavam despreocupadas. Na Ordem Inversa: o sujeito aparece depois do predicado.