Abóbada celeste é uma expressão que corresponde ao espaço do céu que enxerga-se da terra, também chamado de firmamento.
Esfera celeste , Astr : esfera imaginária de raio arbitrário, sobre a qual estão indicados os pontos representativos das diferentes direções e das posições aparentes dos astros (o equador celeste, os paralelos, os círculos horários e as constelações) e que pode, conforme a localização do olho do observador, ser: ...
Se o eixo da Terra não fosse inclinado e se a orbita da Terra ao redor do Sol fosse perfeitamente circular, com velocidade constante, a posição aparente do Sol na abóbada celeste seria exatamente a mesma todos os dias, no mesmo horário de observação.
Zênite: ponto no qual a vertical do lugar (perpendicular ao horizonte) intercepta a esfera celeste, acima da cabeça do observador. A vertical do lugar é definida por um fio a prumo. Nadir: ponto diametralmente oposto ao Zênite. ... Os círculos verticais começam no Zênite e terminam no Nadir.
Em astronomia e navegação, a esfera celeste, incluindo a meia esfera do dia e da noite, é a própria abóbada celeste que vemos no céu. Visto de qualquer posição, forma-se uma esfera de raio indefinido e concêntrico com as coordenadas da Terra.
1. [ Arquitectura ] Estrutura arqueada, geralmente de pedra, tijolo ou betão , que, apoiada sobre paredes ou colunas, serve para cobrir um espaço.
Até hoje, a esfera celeste é utilizada para determinar a posição dos astros no céu. A esfera celeste é então, um referencial imaginário, fixo na Terra, utilizado para estudar o movimento dos astros.