É válido considerar uma breve análise da trajetória das mudanças obtendo os Códigos de Ética do Serviço Social de 1947, 1965, 19 como parâmetros metodológicos para assim, visualizar o cenário atual, de predominância dos valores do Código de Ética de 1993, dando destaque à liberdade, e, como se constitui o ...
tem em seu núcleo o reconhecimento da liberdade como valor ético central – a liberdade concebida historicamente, como possibilidade de escolher entre alternativas concretas; daí um compromisso com a autonomia, a emancipação e a plena expansão dos indivíduos sociais.
Para além de uma normativa que direciona o dever ser do exercício profissional, o Código de Ética expressa uma construção histórica do Serviço Social brasileiro que se contrapõe ao conservadorismo burguês. ... E onde a equidade, a democracia e a justiça social também expressam princípios de um novo modo de vida.
A ética faz parte da natureza do Serviço Social. ... Esta remete para a solidariedade social junto aos sujeitos, aos seus direitos individuais, junto à humanidade, aos seus direitos colectivos, prospectivos e de bem-estar.
Comentário: Princípios Fundamentais: Liberdade - valor ético central – autonomia, emancipação e plena expansão dos indivíduos sociais.
3 - O primeiro Código de Ética Profissional do Assistente Social foi elaborado pela ABAS – Associação Brasileira de Assistentes Sociais, em 1948. A partir da criação do CFAS, em 1962, um novo Código é aprovado em 1965, passando a ter um caráter legal, assim como as reformulações posteriores em 1975, 19.
A materialização do Projeto do Projeto Ético Político do Serviço Social se dá através das três dimensões articuladas entre si: a dimensão jurídico política da profissão, a dimensão político organizativa da categoria e a dimensão da produção de conhecimentos no interior do Serviço Social.
A dimensão ética é aquela que busca a potência derivada das práticas que visam coordenar a vida e escolher a forma de vivê-la, marcada pela escuta das diferenças e pelo que estas produzem em nós.
A missão primordial de um código de ética profissional não é de normatizar a natureza técnica do trabalho, e, sim, a de assegurar, dentro de valores relevantes para a sociedade e para as práticas desenvolvidas, um padrão de conduta que fortaleça o reconhecimento social daquela categoria.
De acordo com Martinho (2009), a ética é um conjunto de valores e princípios universais que regem as relações humanas. ... A moral, por sua vez, pode ser conceituada como um conjunto de normas e regras que regulam as relações dos indivíduos de uma comunidade (CARVALHO, 2010).