A música é um dos principais elementos da nossa cultura. Há indícios de que desde a pré-história já se produzia música, provavelmente como conseqüência da observação dos sons da natureza. É de cerca do ano de 60.000 a.C. o vestígio de uma flauta de osso e de 3.000 a.C. a presença de liras e harpas na Mesopotâmia.
O epitáfio de Sícilo ou Seikilos é famoso por ser o mais antigo exemplo encontrado de uma composição musical completa, incluindo notação musical e letra no mundo ocidental. Uma melodia da música grega que foi encontrada gravada em uma lápide perto de Aidim na Turquia (próximo a Éfeso).
Contudo, além desses vestígios, singulares nesse período, os pesquisadores também encontraram, no ano de 1950, uma placa contendo o trecho de uma partitura musical, composta na língua hurrita, que remete a pelo menos 3.400 anos, sendo, portanto, a mais antiga música do mundo já encontrada até então.
Grande parte do desenvolvimento da notação musical deriva do trabalho do monge beneditino Guido d'Arezzo (aprox. 992 – aprox.
No Egito Antigo, ainda em 4.000 a.C., a música era muito presente, configurando um importante elemento religioso. Os egípcios consideravam que essa forma de arte era uma invenção do deus Thoth e que outro deus, Osíris, a utilizou como uma maneira para civilizar o mundo.
A música surgiu quando o homem descobriu que, batendo um objeto no outro, ele produzia sons e que isso não era simplesmente, um tanto de barulhos. A música teve várias funções no decorrer da história, como para louvar os deuses, exaltar autoridades, lutar, etc.
A partitura da melodia mais antiga conhecida atualmente é um hino sumério de 3.400 anos atrás dedicado à deusa lunar Nikkal. Conhecida como Sexto Hino Hurriano, a partitura foi encontrada com outras trinta e cinco peças de terracota em escavações da década de 1950, na antiga cidade de Ugarit, na Síria.
O epitáfio de Seiklos é a composição musical completa mais antiga encontrada até hoje. Descoberta em 1883 por Sir W. M. Ramsay. O achado é muito raro, pois incluía a notação musical.
Xisto de Paula Bahia (Salvador, 6 de agosto de 1841 — Caxambu, 30 de outubro de 1894) foi um ator, cantor e compositor brasileiro. Xisto foi também o compositor da primeira música gravada no Brasil: o lundu "Isto é bom"....Xisto BahiaCônjugeMaria Vitorina de Lacerda Bahia