Dramático é um adjetivo que qualifica tudo aquilo que está relacionado ao drama, ou seja, a uma ação comovente e que envolve sofrimento ou aflição. Ser dramático é ser exagerado nas suas queixas, é fazer drama, é ser angustiante, é tornar comoventes seus relatos, é tentar enternecer e sensibilizar o outro.
O Gênero Dramático (ou Teatral) faz parte de um dos três gêneros literários, ao lado do gênero lírico e épico. No entanto, o gênero dramático, como o próprio nome indica, são os textos literários feitos com o intuito de serem encenados ou dramatizados. Do grego, a palavra "drama" significa "ação".
Uma ideia dramática é um texto livre, sem muitas cobranças, que também pode servir como logline. Sua principal função é expressar o núcleo narrativo de nossas histórias. É sintetizar em uma frase todo o poder de nossa narrativa.
O texto dramático é entendido como aquele que se integra na forma literária do drama e implica uma comunicação direta das personagens entre si e com os recetores do enunciado.
Texto em forma de diálogos; Dividido em atos e cenas; Presença das rubricas — descrições do espaço e/ou da situação antes de cada ato; Sequência da ação dramática geralmente constituída de exposição, conflito, complicação, clímax, desfecho.
O que é o Gênero dramático: O gênero é baseado em ação e diálogo, sendo a narração uma característica secundária nesse tipo de texto. Os textos são produzidos em prova ou em verso e são usados para dar vida a dramatizações no cinema, no teatro ou na televisão.
Desse modo, o texto dramatúrgico é aquele que é escrito especificamente para representar a ação. O que se dedica a essa tarefa é o dramaturgo. O cerne da ação é o conflito. Toda ação em cena depende do conflito e da maneira como os diferentes personagens agem para atingir seus diferentes objetivos.