As células sanguíneas de todos os vertebrados e de alguns invertebrados (anelídeos, equinodermos, alguns moluscos e alguns insetos) apresentam hemoglobina em sua composição. É a hemoglobina quem confere ao sangue seu aspecto avermelhado. Sua síntese acontece junto a produção de hemácias na medula óssea.
A hemoglobina é uma proteína com estrutura quaternária formada por quatro subunidades. Cada subunidade é formada por uma porção proteica (globina) e um grupo prostético (heme). Existem diferentes tipos de globinas, sendo a hemoglobina formada por duas globinas alfa e duas globinas não alfa.
Cada molécula da proteína liga-se a quatro moléculas de O2 e cada hemácia possui aproximadamente 250 milhões de hemoglobinas.
A síntese da hemoglobina é realizada nos precursores eritróides, sendo que nas células maduras corresponde a cerca de 90% do peso seco ou 33% de todo seu conteúdo celular.
Ligação do oxigênio à hemoglobina Cada Hb pode transportar quatro moléculas de O2, uma para cada um de seus quatro grupos heme. A afinidade da Hb pela ligação da primeira molécula de O2 é muito baixa, mas, subsequentemente, as moléculas de O2 se ligam com uma afinidade muito maior.
O ferro é o responsável pela captação do oxigênio, uma vez que o mineral se liga ao oxigênio com facilidade. A globina não serve apenas para a função estrutural, mas também torna possível a reversibilidade da ligação entre o ferro e o oxigênio.
Nos homens, define-se a anemia como hemoglobina < 14 g/dL (140 g/L), hematócritos < 42% (
6 nm 1) Estime o número de moléculas de hemoglobina (aproximadamente esférica com 6 nm de diâmetro) em um glóbulo vermelho (uma hemácia pode ser aproximada para um disco circular com raio de 8 µm e espessura de 2 µm).
A hemoglobina na urina pode surgir em crianças, adultos e mesmo na gravidez, devido infeções nos rins, a presença de pedras nos rins ou doenças renais graves, como pielonefrite ou câncer, por exemplo.
A principal função da hemoglobina é transportar o oxigênio (O2) dos pulmões para todos os tecidos do corpo. Ao mesmo tempo, também transporta parte do dióxido de carbono (CO2) dos tecidos para os pulmões – onde será expelido – e atua no transporte de nutrientes até as células do organismo.