Nos mamíferos, além da epiderme, a queratina também é encontrada nas unhas, cabelos, cascos, chifres e garras. Nas aves, as penas e os bicos são estruturas queratinizadas.
Essa proteína é produzida em células denominadas de queratinócitos, que são as mais abundantes da epiderme humana. Como qualquer proteína, a queratina é formada por aminoácidos. Ela apresenta uma grande quantidade de resíduos de cisteína, que é responsável por 7% a 20% do total de aminoácidos presentes na queratina.
A principal função dos queratinócitos é produzir queratina, uma proteína fibrosa que faz, por exemplo, da epiderme uma camada protetora. Finamente ligados uns aos outros por desmossomas, os queratinócitos formam-se na camada mais profunda da epiderme a partir de células que se encontram sempre em divisão.
O excesso de química e a agressão diária aos fios, seja pela exposição solar, chapinha, secador ou poluição, causam diminuição da quantidade de queratina nos fios, fazendo com que as cutículas se abram, o que provoca perda de água, nutrientes e queratina deixando os cabelos quebradiços, sem brilho e sem elasticidade.
Queratina + Cistina + Associações é um medicamento oral para cabelos e unhas. Queratina + Cistina + Associações fornece nutrientes aos cabelos e às unhas como o pantotenato de cálcio, cistina, nitrato de tiamina e levedura medicinal. Também contém a proteína queratina que é o mais importante componente do cabelo.
A queratina dura faz parte da constituição dos pêlos, unhas e cornos; os filamentos de queratina estão contidos em trico- hialina que são grânulos análogos aos da querato-hialina da epiderme, entretanto, estes grânulos se dispersam no citoplasma formando uma substância amorfa.
Como preparar queratina caseira
"Ela funciona como uma capa protetora que impede a perda de água dentro da haste capilar, protege o fio, dá um aspecto mais brilhante e maleável. Mas quando ocorrem as agressões, como o uso de ferramentas quentes ou químicas, a substância é degradada, deixando o cabelo desvitalizado e quebradiço", esclareceu.
Os queratinócitos, também conhecidos como ceratinócitos, são células diferenciadas que compõem o tecido epitelial e invaginações da epiderme para a derme, como é o caso das unhas e cabelos, responsáveis pela produção de queratina.
A pele, como um órgão em constante contato com as agressividades do meio externo, depende de uma estrutura resistente para manter sua saúde e proteção do corpo humano. Muito dessa resistência se deve às biomoléculas proteicas Colágeno e Queratina, presentes, respectivamente, na derme e epiderme do órgão.