Sensoriamento remoto ou deteção remota é o conjunto de técnicas que possibilita a obtenção de informações sobre alvos na superfície terrestre (objetos, áreas, fenômenos), através do registro da interação da radiação eletromagnética com a superfície, realizado por sensores distantes, ou remotos.
O sensoriamento remoto é uma técnica que vem ganhando novos mercados e aplicações nos últimos anos. ... Esta técnica é capaz de revelar dados geográficos e até mesmo históricos de espaços naturais, como por exemplo, a distribuição das áreas florestais e o avanço do desmatamento em determinada região.
Para coletar as informações, o satélite usa a radiação solar refletida pela superfície da Terra, que é captada pelo sensor remoto. Os sensores detectam as radiações em diferentes comprimentos de onda, muitas delas invisíveis a olho nu. Depois de detectadas, elas são convertidas em cores visíveis.
Resposta: Sensoriamento remoto são sensores que captam informações de fora da Terra, por meio de satélites, e as imagens são captadas por meio de radiação eletromagnética.
O sensoriamento remoto é importante para a geração de diversos tipos de imagens como aquelas utilizadas pela meteorologia para o acompanhamento de mudanças atmosféricas, previsão do tempo e clima, controles de poluentes, medição do efeito estufa, monitoramento de áreas florestais para a detecção de queimadas e áreas de ...
Tipos e utilização O sensoriamento remoto pode ser em nível terrestre, sub-orbital e orbital. Os representantes mais conhecidos do nível sub-orbital são as também chamadas fotografias aéreas, utilizadas principalmente para produzir mapas. Neste nível opera-se também algumas câmeras de vídeo e radares.
Explicação: Obter, de forma remota, imagens da superfície terrestre para produção de mapas e realização de estudos.
O sensoriamento remoto busca a obtenção de informações do espaço geográfico de forma remota, ou seja, sem contato direto com o item pesquisado. O sensoriamento remoto é o emprego de imagens da superfície da Terra para a realização de estudos.
Além da aerofotogrametria, outro recurso de sensoriamento remoto bastante utilizado são os satélites.
Sensoriamento remoto é um termo utilizado na área das ciências aplicadas que se refere à obtenção de imagens à distância, sobre a superfície terrestre. Estas imagens são adquiridas através de aparelhos denominados sensores remotos.