A resistência ambiental é o que impede que as populações cresçam conforme o seu potencial biótico, trata-se dos fatores que limitam o crescimento, tais como espaço, clima, alimento, competição, parasitismo e predação.
Em biologia denomina-se potencial biótico a capacidade máxima de reprodução de uma espécie biológica, determinada entre outros fatores pela duração do ciclo de vida dessa espécie e o tamanho de sua prole, sobe ás condições ideais.
A disponibilidade de espaço e alimentos, o clima e a existência de predatismo e parasitismo e competição são fatores de resistência ambiental (ou, do meio que regulam o crescimento populacional.
A resistência ambiental é o que impede que a população cresça conforme o seu potencial biótico,trata-se dos fatores que limitam o crescimento,tais como espaço,clima,alimento,competição,parasitismo e predação.
A resistência ambiental é o que impede que as populações cresçam conforme o seu potencial biótico, trata-se dos fatores que limitam o crescimento, tais como espaço, clima, alimento, competição, parasitismo e predação.
04 E A carga biótica máxima corresponde à quantidade máxima de organismos que podem sobreviver em um determinado ambiente. Tal carga sofre influência de fatores como a densi- dade populacional, a disponibilidade de alimento, a área ou volume em questão, a existência de competição etc.
O potencial biótico pode variar de espécie para espécie, podendo ser elevado para algumas e baixo para outras. No entanto, as populações estão sujeitas à ação conjunta dos fatores limitantes do crescimento. ... Dessa forma, quando a resistência do meio equilibra o crescimento, a população se estabiliza.
A curva de crescimento real é a curva que junta o potencial biótico com a resistência do ambiente. Assim, o crescimento máximo de uma população estará sempre associado a capacidade de suporte de um dado ambiente.
Dentre os principais impactos ambientais negativos causados pelo homem, podemos citar a diminuição dos mananciais, extinção de espécies, inundações, erosões, poluição, mudanças climáticas, destruição da camada de ozônio, chuva ácida, agravamento do efeito estufa e destruição de habitats.
Resistência ambiental são fatores que limitam o crescimento de uma população conforme o seu potencial biótico. Podemos citar como fator de resistência ambiental para o homem a limitação de alimentos, a escassez de água, o clima, as enfermidades.