O fator de empacotamento atômico(ou FEA) é um índice que varia de zero a um e representa a fração do volume de uma célula unitária que corresponde a esferas sólidas, assumindo o modelo da esfera atômica rígida. ... Com outra palavras ele mede a fração de espaço da rede que é efetivamente ocupado pelos átomos.
Em cristalografia, o fator de empacotamento atômico (ou FEA) é um índice que varia de 0 a 1 e representa a fração do volume de uma célula unitária que corresponde a esferas sólidas, assumindo o modelo da esfera atômica rígida.
Definindo o fator de empacotamento como a relação entre o volume ocupado pelos átomos e o volume da célula unitária, temos: fator de empacotamento = volume de 1 átomo (esfera) x 2 átomos / volume do cubo.
0,68 A rede cúbica de corpo centrado é uma rede cúbica na qual existe um átomo em cada vértice e um átomo no centro do cubo. Os átomos se tocam ao longo da diagonal. Fator de empacotamento da CCC = 0,68.
Se definirmos fator de empacotamento como sendo a relação entre o volume ocupado pelos átomos e o volume da célula unitária, temos: fator de empacotamento = volume de 1 átomo (esfera) x 4 átomos / volume do cubo.
O conceito de estrutura cristalina está relacionado à organização dos átomos de forma geométrica. ... As estruturas cristalinas são formadas por células unitárias que são sua unidade básica, pois constituem o menor conjunto de átomos associados encontrados numa estrutura cristalina.
fator de empacotamento = volume de 1 átomo (esfera) x 4 átomos / volume do cubo.
Este fator é calculado através da pura geometria espacial e plana. Por exemplo , podemos calcular o FEA para o sal de cozinha , NaCl , que apresenta uma célula unitária com reticulado CFC(como na figura abaixo). Definimos o FEA , como: FEA = N x Volume dos átomos/ Volume da célula unitária.
IV - Hexagonal Compacta (HC): a maneira mais eficiente de empacotamento atômico nas estruturas cristalinas é a célula hexagonal compacta (Figura 2.6).
Neste arranjo atômico existe um átomo em cada vértice de um cubo. Um parâmetro de grande importåncia no estudo das estruturas cristalinas é o parâmetro de rede (a). No caso da estrutura CS, o parâmetro de rede é dado pelo tamanho da aresta deste cubo, ou seja, a=2R, onde R é o raio atômico.