Sistema jurídico no direito "Um conjunto de normas jurídicas interdependentes, reunidas segundo um princípio unificador, cuja finalidade é disciplinar a convivência social".
Cada país possui um sistema jurídico, ainda que muitos tenham uma base comum. É o caso brasileiro. No Brasil temos um sistema jurídico ocidental, sobretudo por influência do direito romano e da influência germânica. Dizemos que esse sistema é civil law, portanto, de leis civis.
Princípios (principles) são, segundo este autor, exigências de justiça, de equidade ou de qualquer outra dimensão da moral, e que junto com as regras compõem o sistema jurídico.
Sistema jurídico é um conjunto de normas reunidas por um elemento unificador, que deve estar vinculado aos valores da Constituição. No âmbito da tecnologia, é um programa de computador destinado a advogados, escritórios de advocacia e departamentos jurídicos com o objetivo de facilitar e automatizar a rotina jurídica.
Neste contexto, nota-se que, no Brasil, o sistema jurídico contemporâneo abrange não só o conceito de Estado, mas também atenta-se para o Direito Constitucional e o seu reflexo da dinâmica do Direito Processual Civil, já que este é o instrumento processual de composição de conflito.
A principal função do Poder Judiciário é defender os direitos de cada cidadão, promovendo a justiça e resolvendo os prováveis conflitos que possam surgir na sociedade, através da investigação, apuração, julgamento e punição.
De acordo com Bobbio, três são as características fundamentais do ordenamento jurídico. A primeira delas é a unidade, a segunda, a coerência e, por fim, temos a completude. Por completude, entende-se a propriedade pela qual um ordenamento jurídico tem uma norma para regular qualquer caso.
Quais são os ordenamentos jurídicos? Recebe o nome de ordenamento jurídico todo o conjunto de leis de um estado, e que reúne constituição, leis, emendas, decretos, resoluções, medidas provisórias.
Sociedade é uma associação entre indivíduos que compartilham valores culturais e éticos e que estão sob um mesmo regime político e econômico, em um mesmo território e sob as mesmas regras de convivência.