A procrastinação é a protelação do ato. Acontece, por exemplo, quando você deixa um assunto para resolver depois. De certa forma, é um comportamento normal, no sentido de priorizar atividades, mas em outros casos, principalmente quando isso se torna corriqueiro, chega a ser prejudicial.
O que está por detrás da procrastinação?
A psicologia por trás da procrastinação. Pesquisadores defendem que a procrastinação é a lacuna entre a intenção e a ação, ou seja, por trás da procrastinação há um desejo de fazer algo, mas que é vencido pelo desejo de fazer outra coisa. Enquanto isso a preguiça nem gera um desejo, o preguiçoso não quer fazer nada.
Quais os sintomas da procrastinação?
Sintomas de Procrastinação:
Não fazer as tarefas que precisam ser feitas.
Deixar sempre para fazer depois.
Sensação de que tem muitas coisas para fazer, mas não consegue concluir nada.
Sentimento de culpa por não fazer.
Sensação de alívio ao deixar para depois uma tarefa que deve ser feita agora.
Qual a origem da procrastinação?
Embora pareça um mal da vida moderna, procrastinar é uma realidade desde as civilizações antigas. O poeta grego Hesíodo, por exemplo, escreveu, por volta de 800 a.C., "deixar seu trabalho até amanhã e no dia seguinte". De forma geral, o cérebro humano "se rende" à procrastinação porque tem preferência pela recompensa imediata.
Tipos de procrastinadores O tipo relaxado. Os procrastinadores do tipo relaxado veem suas responsabilidades negativamente e fogem delas direcionando sua energia para outras tarefas. É comum, por exemplo, para uma criança procrastinadora do tipo relaxado, abandonar a sua lição de casa, mas não sua vida social. Esse tipo de ...
Como a procrastinação pode ser positiva?
Na verdade, ao contrário do que pode parecer, a tão mal vista procrastinação pode ser muito positiva quando, no tempo de espera entre propósito e ação, ocorre uma incubação da ideia. Vamos conhecer esses cinco tipos! Nesse caso, segundo Neil Fiore, a pessoa é perfeccionista ao máximo pelo medo de ser julgada ou constrangida.