Mitologia é o estudo das lendas, mitos, narrativas e rituais, com que os povos antigos revenciavam os deuses e heróis. Mitologia é a ciência que procura a explicação dos mitos, que têm um caráter social desde sua origem, e só são compreensíveis dentro do contexto geral da cultura em que foram criados.
Surgida na Grécia Antiga, a mitologia grega fala sobre os deuses imortais, musas e criaturas semidivinas que explicam os fenômenos naturais, a origem da vida e os problemas de nossa existência. Todos os deuses dessa mitologia têm características similares às humanas.
O estudo da mitologia é importante para a reconstituição da forma como determinado povo enxergava o mundo, assim como de suas crenças religiosas. ... Existem ainda histórias sobre grandes dilúvios em outras mitologias, como a hindu, grega e asteca.
O que temos que aprender com a mitologia, portanto, é um pouco sobre como nós funcionamos. Com ela podemos entender mais sobre nossa própria história, nossos medos e desafios. Campbell vai além. Para ele, os mitos possuem mensagens e sinais que, quando interpretados, nos levam a um conhecimento espiritual profundo.
Normalmente é uma narrativa, na qual se usa a linguagem simbólica, e que busca retratar e descrever a origem e suposições de alguma cultura, explicar a criação do mundo, do universo, ou qualquer assunto de difícil explicação. As mitologias mais conhecidas são as seguintes: Mitologia Grega. Mitologia Romana.
Um mito não é um conto de fadas ou uma lenda, mas a própria verdade para aqueles que compartilham desse tipo de conhecimento. A mitologia é o estudo do mito, das suas origens e significados.
A Mitologia é o estudo de mitos, lendas e a interpretação dos mesmos em alguma cultura. Mitos são histórias populares ou religiosas complexas, com vários pontos-de-vista, das pessoas que viviam na época em que os mitos foram criados.