A cola metálica, ou "solda sem calor", promete ser particularmente útil na indústria eletrônica. [Imagem: Stagon et al.] Um novo tipo de cola metálica promete nada menos do que substituir o processo de soldagem.
Adesivos condutores poderão ser a melhor alternativa para que a indústria eletrônica substitua a solda à base de chumbo e estanho, hoje utilizada para a fixação de componentes eletrônicos nas placas de circuitos impressos.
Por exemplo, se eu tiver fios soldados saindo de uma placa de circuito impresso, colocarei cola quente ou epóxi na conexão para colar o fio na placa de circuito impresso e remover o estresse da conexão de solda.
Encoste a ponta do ferro no componente que você deseja soldar. Apenas toque nele por cerca de um segundo. Isto aquece o metal para que a solda fique mais flexível. Toque rapidamente no fio de solda e passe o ferro nele.
Para a soldagem do ferro fundido é utilizado eletrodo à base de níquel. A técnica mais usada é a solda a frio, na qual o soldador executa cordões curtos, alternados e martelados. Esse procedimento traz grandes benefícios: Evita o superaquecimento da peça.
A pasta para solda serve para "melhorar" as superfícies que serão presas. ... A pasta de solda faz com que o estanho grude no metal com maior facilidade, direcionando a solda para o local correto e mantendo tudo mais firme. O ideal é utilizar um pincel pequeno para espalhar a pasta sobre os componentes.
HIKARI | Ferro de Solda Power 3 W de potência, esse é um dos melhores ferros de solda da Hikari e também um dos mais potentes do mercado. O modelo é do tipo lápis e chega até a temperatura de 540 ºC, sendo indicado para soldagem de componentes robustos, como fios com bitola de 6 ou 10 mm.
Encoste a ponta do ferro de soldar na junção entre o terminal do componente e a "ilha" do circuito impresso. Mantenha a ponta nessa posição e encoste a solda no ponto a ser soldado (e não à ponta do ferro de soldar). Espere que a solda derreta e envolva a conexão.
Seu ferro de solda caseiro está prontinho! Para usar, basta acender o isqueiro e deixar a ponta do fio ficar bem quente, avermelhadinha. Então, desligue o isqueiro e use o fio de estanho, aquele arame próprio para soldas. Encoste-o no fio quente para que ele derreta e faça o conserto aí na sua humilde residência.
O Ferro de Soldar é um dispositivo elétrico que tem como base de funcionamento a transformação de corrente elétrica em calor que é fornecido através de uma resistência, com o qual podemos unir duas partes metálicas. ... Existem Ferros de Soldar de variadas potências e com diferentes pontas para diferentes fins.