Ouça em voz altaPausarComo replantar Ele orienta que o fundo do vaso escolhido (de barro, por exemplo) para plantio ou replante da orquídea, precisa ser preenchido com uma camada de cacos de telha (ou argila expandida, brita granítica, isopor etc), para ajudar na drenagem.
Ouça em voz altaPausarQuando as raízes começam a sair do vaso, está na hora de transferi-las para um maior. Para isso, a planta deve estar no período de dormência –um mês depois de todas as flores caírem. Veja abaixo três passos para fazer o replantio.
Ouça em voz altaPausarA dica de Sérgio é colocar o vaso embaixo da água corrente por alguns minutos para que elas fiquem mais fáceis de desprender. O que faz toda diferença para o crescimento saudável da planta após o replantio é limpá-la completamente, remover todo o substrato antigo e podar as raízes mortas.
Ouça em voz altaPausarNão vale a pena correr o risco de mudar de vaso uma orquídea com flor, mesmo que ela esteja bem tratada e adubada. Ao realizar o transplante, muitas raízes acabam quebrando, gerando estresse para a planta. ... Poucas orquídeas têm floradas longevas, você nem vai precisar esperar por muitos dias...
Confira os principais substratos para orquídeas:
Ouça em voz altaPausarEm geral o vaso deve ser trocado após o terceiro ano (Se a orquídea estiver no esfagno (um tipo de musgo), não passe de 2 anos, porque ele estraga mais rápido). O ideal é substituir o substrato quando a planta começa a soltar raízes e formar novos brotos, o que geralmente ocorre após o período de floração.
Ouça em voz altaPausarPara replantar apenas uma muda, retire o pedaço que deverá sem plantado em outro local. Isso precisa ser feito com muito cuidado, para não comprometer a planta por completo. Para garantir a drenagem, forre 1/3 do vaso ou a primeira camada do seu jardim com argila, cascalho ou britas.
Ouça em voz altaPausarDessa forma, para as epífitas, o substrato ideal é aquele poroso, composto de casca de pinus, carvão picado, fibra de coco, isopor, esfagno, etc., para as terrestres, terra vegetal, turfa, areia, composto orgânico e para as rupícolas, material poroso misturado à pedriscos.