Ao entregar a documentação,a exclusão do CCF acontece após 5 dias úteis. O cliente é avisado automaticamente, por meio de correspondência, que o cheque foi devolvido e que ele tem 15 dias para comprovar a liquidação/quitação do débito.
O emitente de cheque sem fundos pode solicitar sua exclusão do CCF por carta dirigida ao banco, desde que comprove o pagamento do cheque que deu origem à ocorrência. A exclusão do CCF poderá ser solicitada ao banco pelo emitente, mediante a apresentação de um dos seguintes documentos: Cheque que deu origem à inclusão.
Com a consulta ao CCF, você consegue verificar:
Você pode consultar o CCF no banco em que é correntista e no qual obteve o talonário de cheques ou, alternativamente, por meio do Banco Central. No Banco Central, a consulta pode ser feita por meio de Pedido de informação ao BC pela internet.
Cheque sem fundo caduca? A maioria das dívidas caduca em cinco anos. Ele é válido neste caso: o cheque sem fundo caduca também. Segundo o Código de Defesa do Consumidor e o Código Civil Brasileiro, o CPF e o nome do devedor devem ser limpos após cinco anos.
1.CADASTRO1.0 - Tarifas sem subgrupo2.2.1Exclusão do cadastro de emitentes de cheques sem fundos (CCF)57,252.2.2Contra ordem (ou revogação) e oposição (ou sustação) ao pagamento de cheque14,902.2.3Fornecimento de folhas de cheque2,00
Taxa de Serviço por Exclusão do Cadastro de Emitente de Cheques sem Fundos (CCF): A cobrança desta taxa ocorre quando há regularização da emissão de um cheque devolvido e consequente exclusão do cliente no Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos (CCF). O valor cobrado consta na Tabela de Serviços Vigente.
Caso veja no seu extrato que um cheque foi devolvido, ou receba um SMS informando que o cheque devolvido está disponível para retirada na agência, você deve retirá-lo a partir do dia útil seguinte na mesma agência em que o cheque foi depositado, ou seja, na agência apresentante.
1 - Como saber se o meu nome está incluído no CCF? Caso seu nome seja incluído no CCF, o banco deve comunicar-lhe por escrito a inclusão. Além disso, você pode consultar o CCF no banco em que é correntista e no qual obteve o talonário de cheques ou, alternativamente, por meio do Banco Central.