Por exemplo: substituir a mamadeira por um copo com canudo. Alguns modelos vêm com carinhas ou fazem um barulho divertido enquanto a criança bebe. Durante o café da manhã, para não evidenciar o novo copo com leite, faça sanduíches formando carinhas com os alimentos.
O copo de transição, também chamado de treinamento, imita um copo comum, com uma tampa para evitar que o bebê se molhe quando for beber algum líquido. Como seu próprio nome sugere, ele é muito usado na fase de transição do bebê da mamadeira ou peito para o copo.
Isso significa que o bebê pode usar a mamadeira com a mesma técnica e movimentos da língua e dos maxilares que usaria na mama. Desenvolvido por especialistas em amamentação da Universidade da Austrália Ocidental, o Calma permite que o bebê sugue, engula, faça uma pausa e respire como faz ao mamar no peito.
Vale lembrar que o uso prolongado da mamadeira pode causar ainda alterações no desenvolvimento da fala, desmame precoce, aumento de chance de cáries, além do maior risco de contaminação e aquisição de doenças infectocontagiosas, como aponta a fonoaudióloga Lílian Kuhn.
Em algumas receitas, é possível substituir o leite de vaca por leites vegetais, como o leite de coco, de amêndoas, de aveia ou de castanhas. Vários deles podem ser encontrados já prontos no supermercado, mas também é possível fazê-los em casa.
O que fazer para o bebê pegar a mamadeira?
Embora o momento em que essa transição acontece varie muito de criança para criança, em geral ela ocorre ao redor dos 2 anos – e haja criatividade para fazer o pequeno largar a mamadeira (se seu filho mamou apenas no peito até essa idade fica mais fácil, porque, obviamente, ele irá direto para o copo).
Como fazer? Ir oferecendo água e suco no copo. Com o tempo, oferecer leite no copo. Se a criança disser que quer a mamadeira, diga que no momento você não a esta encontrando e, por isso, ela deve tomar no copo.
A Organização Mundial de Saúde e o Ministério da Saúde recomendam que os bebês sejam amamentados exclusivamente com o leite materno até os seis meses de idade. Depois desse período, o bebê deve começar a receber alimentação complementar juntamente com o aleitamento materno, que deve ser mantido até os 2 anos ou mais.
Apenas para aqueles bebês que tomam leite artificial, aí sim recomendo que esperemos de 1 a 2 horas após a refeição principal (almoço e jantar, que são as refeições que contém ferro) para oferecer o leite artificial.