O principal fundamento dos Direitos Humanos é a garantia da dignidade humana. Todos os seres humanos devem ter reconhecido seu direito a ter direitos (saúde, educação, emprego, moradia, saneamento básico, justiça e etc). Portanto, violências no campo físico, moral, psíquico, social e cultural são inaceitáveis.
Viver com dignidade implica em respeitar a vida do outro também. Você e ele podem ter todas as diferenças do mundo, sejam elas físicas, ideológicas, étnicas ou religiosas. ... O importante é ter em mente que ferir a dignidade do outro não é só algo errado a se fazer, mas que também cria desequilíbrios na vida em sociedade.
O indivíduo que infringe qualquer padrão de dignidade, que faz trapaças, que é manipulador, que causa dolo, que pratica ações fraudulentas é enquadrado como um indigno, cretino, desprezível.
Concluiu-se que a Dignidade da Pessoa Humana é um princípio muito importante, pois reconhece o valor intrínseco do homem, ou seja, como um fim em si mesmo, possuindo direitos pelo mero fato de nascer humano.
Família, trabalho, diversão. Comida e roupa lavada. Essas são algumas das respostas para uma pergunta que parece simples, mas na verdade é bem complexa: "O que você precisa pra viver?". Com a correria do dia-a-dia, não paramos para pensar naquilo que realmente é necessário para a nossa vida.
Exemplos de dignidade pessoal: Livre convicção religiosa e filosófica, liberdade de expressão, dentre outros. Exemplos de dignidade humana: Proibição de penas de trabalho forçado, tortura, penas de morte, etc. Portanto a dignidade da pessoa humana envolve o espírito e o corpo do homem, por assim dizer.
O artigo 1º da Constituição afirma ser o princípio da dignidade da pessoa humana um dos fundamentos da República do Estado Democrático de Direito do Brasil. ... Se a pessoa não tem sua dignidade respeitada, não vive como ser humano.
Dessa forma, o princípio da dignidade da pessoa humana nasce para proteger o ser humano, mantendo e garantindo o viver com dignidade, e o respeito recíproco. No século XX, o homem busca felicidade, o viver dignamente, condutas respeitosas e confiança.
As principais causas para a falta da dignidade humana e pobreza no mundo é pelo fato da desigualdade social e econômica ser bastante presente em alguns países do mundo.