É considerado um solo ácido aquele com pH abaixo de 5,5, o qual estaria saturado de H⁺ e com maior presença de Al³. Os solos com pH acima de 7 são solos alcalinos. A faixa ideal de pH para as plantas gira em torno de 6 a 7, pois nessa faixa os nutrientes se encontram mais disponíveis.
A acidez do solo tem origem nas rochas que formam o solo, na interação do solo com o clima - principalmente em áreas onde a pluviosidade é elevada-, na absorção dos sais alcalinos pelas plantas cultivadas ou na reação de ácida de certos produtos utilizados na fertilização do solo.
A acidez do solo e/ou valores de pH inferiores a 6 podem diminuir drasticamente a assimilação de nutrientes pelas plantas, implicando em baixas produtividades, mesmo quando em níveis altos de fertilidade do solo.
Por sua origem, os solos no Brasil podem ser naturalmente ácidos em função da pobreza do cálcio, magnésio, potássio e sódio em seu material de origem, as chamadas bases de solo. ... Esta acidificação ocorre também pela remoção do cálcio e magnésio do solo, extraídos pelas culturas para seu desenvolvimento e produção.
Adicione enxofre elementar a um solo que estiver muito compactado ou que tiver muita argila.
Muitos dos vegetais que crescem em jardins mais comuns preferem solos ligeiramente ácidos, com um pH entre 5,5 e 7,0. Entre eles estão feijões, brócolis, repolho, cenouras, salsão e pepinos, assim como pimentões, abobrinhas, milho, tomates e nabos.
A acidez de um solo caracteriza-se pelo seu valor de pH e seu caráter ácido aumenta na medida que o pH do solo diminui. Entre os problemas de um solo ácido, destacam-se a menor disponibilidade de alguns nutrientes (especialmente fósforo e molibdênio) e a toxidez de alumínio e manganês.
A maioria dos solos do Paraná são ácidos, ou seja, apresentam grande concentração de íons hidrogênio e/ou alumínio no solo. A acidez dos solos promove o aparecimento de elementos tóxicos para as plantas (Al) além de causar a diminuição da disponibilidade de nutrientes para as mesmas.
A acidez de um solo caracteriza-se pelo seu valor de pH e seu caráter ácido aumenta à medida que o pH do solo diminui. Entre os problemas de um solo ácido, destacam-se a menor disponibilidade de alguns nutrientes (especialmente fósforo e molibdênio) e a toxidez de alumínio e manganês.
Nas propriedades físicas do solo, a calagem aumenta a agregação, pois o cálcio é um cátion floculante e, com isso, diminui a compactação. A calagem em excesso ou mal aplicada pode ter efeito negativo na disponibilidade de micronutrientes.