1 – A auto-infecção, quando os ovos de um indivíduo infectado são transferidos da região perianal para a boca, ou quando os ovos são regurgitados do intestino para o estômago; 2 – A heteroinfecção, ingestão dos ovos por intermédio de água ou alimentos contaminados.
A neurocisticercose é uma condição causada pela presença de cisticercos, uma forma larval do helminto Taenia solium, em qualquer parte do sistema nervoso central (encéfalo, medula espinhal, retina) do ser humano.
O diagnóstico da neurocisticercose pode ser realizado pela demonstração conclusiva do cisticerco: detecção do parasita por técnicas histopatológicas em material de biópsia de uma lesão cerebral ou medular; visualização do escólex por tomografia computadorizada (TC) ou ressonância magnética (RM); e exame de fundo de ...
Para prevenir a cisticercose, recomenda-se:
Como se adquire A teníase é adquirida por meio da ingestão de carne bovina ou suína mal cozinha e com larvas. Enquanto a cisticercose se desenvolve a partir da ingestão de ovos do parasita por meio, por exemplo, de verduras e legumes mal lavados ou água contaminada.
Cisticercose é uma doença ocasionada pelas larvas da Taenia Solium, popularmente conhecida como solitária. É adquirida através da ingestão de alimentos e água contaminados com os ovos do verme. O único hospedeiro definitivo da Taenia é o ser humano.
O diagnóstico da cisticercose pode ser feito com exames de imagem como radiografias, tomografias, ultrassom ou ressonância magnética, assim como com o exame do líquido cefalorraquidiano no cérebro ou exames de sangue.
Principais sintomas da cisticercose
Os sintomas dependem de onde o cistiscerco se instala: dor e fraqueza muscular; dor e nódulos na pele; alterações visuais e cegueira. Na doença dos vermes na cabeça, ocorrem as mais variadas formas de sintomas e sinais neurológicos, dependendo da localização e quantidade de cistos: a neurocistiscercose.
O tratamento de Neurocisticercose é padronizado da seguinte maneira: Praziquantel, na dose de 50mg/kg/dia, durante 21 dias, associado à Dexametasona, para reduzir a resposta inflamatória, consequente à morte dos cisticercos.