O primeiro elemento que não pode faltar em uma praça é a natureza! Árvores, arbustos, flores e um bom gramado ajudam a cidade a manter-se verde, oferece sombra e umidade para o local e, ainda, mantém a beleza da área de lazer.
Um parque, para ser vivo, deve ter na sua programação várias atividades: mercados e feiras que lhe conferem um dinamismo comercial, incentivar a atividade física como corrida, caminhadas e yoga, proporcionar atividades culturais como cinema ao ar livre, exposições de arte e outros eventos da comunidade.
Caso se queira fazer alguma reunião privada de amigos ou crianças em uma praça, o evento deve se limitar a um piquenique, sem qualquer estrutura adicional à que já é oferecida pelo local. Não é permitido o uso de mesas, cadeiras, buffet e estruturas que obstruam os acessos. Nenhuma parte das praças pode ser fechada.
A jornalista Carolina Tarrio, do Movimento Boa Praça, conta como todos nós podemos revitalizar – e reocupar – as praças da cidade, fazendo com que esses espaços voltem a ser lugares de convívio, lazer, inclusão e muita brincadeira!
Itens que não podem faltar na praça do condomínio
O início dos projetos de praça pública não deve fugir de um padrão: é preciso definir a modelagem por meio do terreno disponível e pensar sempre em como ela vai interagir com o ambiente ao seu redor. Nesse ponto, todos os elementos devem ser considerados. Ou seja, tudo o que circunda a praça tem importância.
Os Parques Urbanos são grandes espaços verdes localizados em áreas urbanizadas de uso público, com o intuito de propiciar recreação e lazer aos seus visitantes. ... Em sua maioria, oferecem também serviços culturais, como museus, casas de espetáculo e centros culturais e educativos.
Os parques lineares, como o nome sugere, têm comprimento maior que a largura, formando uma "linha" de área verde. A proposta dos parques lineares é recuperar as várzeas de rios e córregos com vegetação e torná-las espaços mais amigáveis às pessoas. ...
A Constituição Federal diz que a locomoção do cidadão é livre em todo território nacional, isso quer dizer que as pessoas podem andar nas vias públicas e frequentar espaços públicos de uso comum quando desejarem.
Artigo 1º – Fica proibido o uso de churrasqueiras nas calçadas de estabelecimentos comerciais como bares, restaurantes, padarias e similares. ...