O nariz é constituído pelas fossas nasais e pela pirâmide nasal. A pirâmide nasal é a estrutura visível que forma proeminência na face. É constituída essencialmente por lâminas cartilagíneas. Sua parte superior é formada por osso e a parte inferior, por cartilagem.
Ajudar a filtrar o ar que respiramos. Aquecer e umidificar o ar que chegará aos pulmões. Dar ressonância à voz. Aliviar o peso do crânio.
O nariz externo apresenta o esqueleto dividido em duas porções: Superior: esqueleto ósseo, no próprio osso da estrutura do nariz – um direito e um esquerdo, limitados por fendas e articulados entre si – e no processo frontal do osso maxilar.
A parte interna do nariz é chamada de cavidade nasal. Ela está envolvida na respiração, olfato, fala e paladar. A parte externa do nariz possui uma raiz (superior), um ápice (inferior), o dorso, as narinas e o septo nasal que as divide.
A cavidade nasal é dividida em duas pelo septo nasal, constituído de osso nas partes cranial e caudal e de cartilagem hialina. As conchas nasais ocupam um grande espaço em cada cavidade nasal. A projeção dessas conchas dentro da cavidade nasal produz quatro passagens para o ar, chamadas meatos.
Base óssea: região óssea do nariz onde se inicia lateralmente na face, entre os olhos e maxilar. Base alar: é a região que compreende as paredes laterais das narinas.
Na entrada do nariz, há pelos que retêm partículas pequenas como germes e esporos. As que são ainda menores acabam barradas pelo muco que reveste as narinas.
As fossas nasais têm a função de filtrar, umedecer e aquecer o ar que é inspirado para os pulmões, tornando-o mais propício para o seu devido processamento. São revestidas internamente pela mucosa nasal, que possui um grande número de vasos sanguíneos.
Osso nasalOsso nasal direito, lado externo.Ossos nasais ao centro, entre os maxilares, abaixo do frontal e acima da fossa nasal (em rosa).Latimos nasaleRecursos externos
O esqueleto ósseo do nariz é formado pelo osso frontal, ossos nasais e maxilares. A cavidade nasal contém várias aberturas de drenagem, pelas quais o muco dos seios paranasais é drenado. Os seios paranasais compreendem os seios maxilares, frontal, etmoidal e o esfenoidal.