A partir da tabela, podemos reparar que o calor específico da areia é bem menor que o da água, logo, a quantidade de energia necessária para aquecer a areia é menor e, por isso, seu aquecimento ocorre mais rápido.
A areia e a água do mar estão submetidas à mesma fonte de calor, o sol, mas a areia fica muito mais quente do que a água. ... Sendo assim, a capacidade térmica é uma grandeza que depende da quantidade de calor recebida e da variação de temperatura sofrida por um corpo.
Calor específico é um dos conceitos da calorimetria que estuda as trocas de energia e os fenômenos relacionados a transferência de calor entre os corpos. Sendo assim, o calor específico é a quantidade de energia necessária para aumentar (ou diminuir) uma unidade de massa de uma substância em um grau.
Quanto maior é o calor específico de uma substância maior será a quantidade de energia necessária para que sua temperatura varie. ... Portanto, uma substância ter um calor específico mais alto significa que ela precisará de mais energia para que ocorra variação de sua temperatura.
Como o calor específico da areia é menor que o da água, ela esquenta e esfria com maior facilidade. Sendo assim, a temperatura nas proximidades da areia será maior que a temperatura nas proximidades da água, e o ar sobre a areia será mais quente que o ar sobre a água, o que provoca diminuição da pressão do ar.
Da pra concluir que a agua tem maior calor especifico,porque sua temperatura varia menos. Ou seja, para uma mesma quantidade de calor fornecida,para a mesma massa de agua e areia ,o que tiver maior calor especifico tera menor variaçao de temperatura.
Aqui podemos perceber que, caso existam duas quantidades diferentes de um mesmo material, a maior quantidade apresentará a maior capacidade térmica, ou seja, precisará de uma maior quantidade de energia para sofrer uma variação de temperatura correspondente a 1 °C.
A capacidade térmica de um corpo tem a ver com a quantidade de energia que este recebe e a variação de temperatura que esta causa no corpo. Suponhamos que um corpo receba ou perca uma quantidade de energia Q sem alterar seu estado de agregação.
O que é o Calor específico: Também chamada de capacidade térmica, esta grandeza indica a quantidade de calor necessária para que uma grama de qualquer substância sofra uma variação de temperatura correspondente a 1°C, além de indicar o comportamento do material quando exposto a uma fonte de calor.
Define-se o Calor Específico (c) como a quantidade de calor necessária para elevar em 1oC, 1g da substância. Por exemplo, o calor específico da água é igual a 1,0 cal/gºC, significa que é necessário fornecer uma quantidade de calor de 1,0 cal para aquecer 1,0 g de água de 1ºC.