Agosto, do latim augustus, é o oitavo mês do calendário gregoriano. É assim chamado por decreto em honra do imperador César Augusto. Antes dessa mudança, agosto era denominado Sextilis ou Sextil, visto que era o sexto mês no calendário de Rômulo.
Conhecido como mês do cachorro louco, o mês do azar, Agosto é famoso na crença popular como o tempo da treta, do mau agouro. É isso mesmo, muita gente deixa de casar, viajar até fazer negócios nessa época. Trampar mesmo ninguém deixa, né? ... Logo, casar em Agosto significava ficar só, sem lua de mel e até mesmo viúva.
Obaluaiê Omulu ou Obaluaiê têm o poder de controlar todas as doenças, principalmente as contagiosas. Agosto é o mês de Omulu, o Orixá que veste um grande capuz de palha que cobre todo seu corpo.
Muitas pessoas acreditam que casar em agosto da azar. Para as promoters, essa é a melhor data para realizar a união. Agosto é conhecido pelos mais supersticiosos como o mês do "cachorro-louco" ou do desgosto. Segundo a tradição, quem casa neste mês não tem sorte no relacionamento e tudo dá errado.
A origem e popularização da lenda sobre agosto ser o mês do cachorro louco aconteceu a partir da observação sobre o aumento de cadelas no cio, o que causaria um comportamento mais 'raivoso' dos machos, causando brigas entre os animais e consequentemente fazendo a Raiva se espalhasse entre eles.
Na umbanda se acredita que cada mês é regido por um orixá e agosto é o mês de exú, sendo assim é o mês de maior glória para os exús e pombogiras. ... "Quebrar o preconceito com a questão dos Exús e Pomba Gira, que para os leigos são forças do mal e na verdade trabalham a serviço do bem", explicou o pai de santo.
Em 27 de setembro os terreiros de umbanda festejam os Erês, conhecidos também como Meninos d'angola, Ibeijada, Dois-Dois, Crianças, ou Ibejis.