Representado na cultura popular por Bob Marley e os seguidores do movimento Rastafari, os dreads possuem ligação direta com a África e a luta do negro em busca da afirmação de sua cultura. ... Os dreads representam o estado civil das mulheres da comunidade e o desenho estético também se aplica aos homens.
Essa interpretação pode ter surgido porque os dreadlocks eram usados por guerreiros do Leste de África como forma de intimidar os inimigos. Na religião Rastafari, essa forma de usar o cabelo revela um temor (dread) ao Senhor.
Qual a diferença entre rastafari e dread? ... Enquanto rastafari é uma religião, dread é um tipo de penteado usado mundialmente por diversas pessoas.
Ao contrário do que pode se pensar os dreadlocks não surgiram na Jamaica. Registros dão conta de que os cabelos são usados tanto na África quanto na Índia desde a antiguidade Bíblica e pré-Bíblica. No continente africano, ele é encontrado em algumas comunidades tradicionais, como os Himba, na Namíbia.
Os dreads são cabelos enrolados de forma cilíndrica, que se formam naturalmente ou com a ajuda de uma agulha de crochê. Existem os mais variados estilos. O cabelo é lavado e, ainda molhado, é torcido e trançado. Muito além de um penteado, os dreads simbolizam expressões tribais e religiosas.
Muitas pessoas pensam que nunca é preciso lavar os dreadlocks, e estão muito enganadas. Se você não lavar seus cabelos mesmo com este tipo de penteado, eles vão ficar sujos e emaranhados, como um cabelo ruim e sem qualquer tratamento. ... Dreadlocks com fios naturais devem ser lavados a cada três a quatro dias.
Popularizados pelo cantor Bob Marley e o movimento religioso Rastafári, os dreads são um símbolo de preservação da identidade africana em cabelos crespos e cacheados. No entanto, justamente por fugir dos padrões ocidentais de beleza, muitas pessoas adeptas desse estilo costumam ser alvo de preconceito.
dreadlock O nome correto do estilo de cabelo utilizado por muitos jamaicanos é dreadlock. É caracterizado por tranças longas e finas e pode ser feito com agulha, no cabelo natural, ou como apliques, de lã ou material sintético.
As tranças têm sido um símbolo de status social, religião e identidade em vários grupos étnicos. A tradição de trançar o cabelo, segundo historiadores, teve origem na Namíbia, na África, e era prática comum entre as mulheres para se diferenciar das outras tribos da região.