Para os astecas, os sacrifícios humanos eram como alimento para os deuses. Os rituais asseguravam a existência da humanidade. Segundo relatos dos conquistadores espanhóis que destruíram o Tempo Mayor, as vítimas sacrificadas eram prisioneiros de guerra, em sua maioria.
"Era uma maneira de saber que a oferta havia sido aceita pelos deuses", diz ele. Em muitos casos, a oferta foi feita a Illapa, deus do trovão, que segundo a mitologia inca era filho de Inti, o deus do Sol, e de Quilla, a deusa da Lua.
O sacrifício tradicional mais dramático dava-se uma vez por ano, no 5º dia do mês toxcatl, em honra a Tezcatlipoca. Um ano antes, os sacerdotes designavam um jovem prisioneiro para representar o deus.
Maias. Entre os maias, os sacrifícios de prisioneiros recriavam a sua cosmogonia, e ocupava um papel central na ideologia dos soberanos.
História da América. A religião asteca assumia um caráter politeísta, onde animais e elementos da natureza eram predominantes. Muitos dos deuses eram animas que representavam algum elemento da natureza. ... Os templos religiosos dos astecas eram bastante complexos e marcava uma determinada contagem do tempo.
Na sociedade inca, muitos deuses eram venerados, muitos tipos de oferendas eram feitas. Os deuses principais eram: o sol, a terra, a água, a lua, as estrelas. Para os incas e os andinos atuais; As oferendas têm um senso de reconciliação com as forças espirituais, a fim de evitar infortúnios e pedir favores à natureza.
Enquanto os sacrifícios ao Deus colocam em processo relações de trocas dos seres profanos com os seres sagrados por meio da vítima – o agente intermediário entre os dois mundos, que pode fazer com que estes se interpenetrem sem deixar de serem distintos -, firmando, assim, diferentes contratos entre os habitantes ...
Os astecas, portanto, são conhecidos como povos pré-colombianos e mesoamericanos. ... A capital dos astecas, Tenochtitlán, era uma ilha que ficava no meio do lago Texcoco, lago que existia no Vale do México na época. O lago não existe mais, pois os espanhóis o aterraram ao longo da colonização.
Surgida com a fundação da cidade de Tenochtitlán, a Civilização Asteca foi herdeira dos mexicas e comandou um grande império, conquistado pelos espanhóis no século XVI. Os astecas foram um povo mesoamericano que se estabeleceu na região do Vale do México e formou uma das maiores civilizações pré-colombianas.