[ Anatomia ] Relativo ou pertencente aos vasos, particularmente aos sanguíneos . 2. Formado de vasos.
Significado de Avascular [Medicina] Qualidade do tecido que não tem vasos sanguíneos ou linfáticos; que não é vascular.
que não apresenta vasos condutores (diz-se de vegetal, esp. algas e briófitas). diz-se de cartilagem ou tecido patológico que não possui vasos sanguíneos ou linfáticos.
1. Relativo a isquemia ou a suspensão da circulação local do sangue. 2. Que provoca isquemia (ex.: acidente vascular cerebral isquémico ; cardiopatia isquémica ).
Tecidos vasculares (de condução) São responsáveis pelo transporte das seivas bruta e elaborada. Existem dois tipos destes tecidos: o xilema e o floema. ... O floema (ou líber) conduz a seiva elaborada (água e carboidratos) e é constituído por células vivas.
Plantas avasculares (também plantas não vasculares ou atraqueófitos) são vegetais que não apresentam estruturas de vasos de transporte, nomeadamente xilemas e floemas.
Plantas avasculares são aquelas que não possuem vasos condutores de seiva (xilema e floema), sendo esse o caso das briófitas. As chamadas plantas vasculares, por sua vez, possuem vasos condutores e apresentam como representantes as pteridófitas, gimnospermas e angiospermas.
O tecido cartilaginoso é uma forma especializada de tecido conjuntivo de consistência rígida. Desempenha a função de suporte de tecidos moles, reveste superfícies articulares, onde absorve choques, e facilita o deslizamento dos ossos na articulação.
[ Biologia ] Que se assemelha a uma raiz (ex.: estrutura rizóide ). 2. [ Botânica ] Filamento delgado e parecido com uma raiz, que, em alguns organismos vegetais, como algas ou musgos, funciona como órgão de fixação e ajuda na absorção de água e sais minerais.