Tendo sido interpretada como a vontade da Santa, foi estabelecido um contato com o cacique dos índios tingüi, o cacique "Tindiquera". Este teria localizado o novo local e colocado uma vara no chão, dizendo "Coré Etuba", com o significado de "muito pinhão".
Traduzindo do Guarani, Curityba é região onde há muitos pinheiros.
Curitiba é uma palavra de origem Guarani: kur yt yba quer dizer "grande quantidade de pinheiros, pinheiral", na linguagem dos índios, primeiros habitantes do território. Nos primórdios da ocupação humana, as terras onde hoje está Curitiba apresentavam grande quantidade de Araucaria angustifolia, o pinheiro-do-Paraná.
Olho no Lance: Significado do nome Coritiba na língua Tupi: Abundância de porcos.
E o termo Coritiba teria origem na palavra indígena "coré" – "porco", em português. Assim, o nome indígena da capital poderia expressar a suposta abundância de porcos-do-mato na região e não exatamente os extensos pinheirais que aqui existiam na época da fundação da capital.
Palavra de origem guarani que significa rio semelhante ao mar. Pará (mar) + Anã (parecido, semelhante). Entre 1853 e 1860, o nome da Província do Paraná era escrito Paranã.
Coritiba Foot Ball Club. Em 1909, ano de fundação do Coxa, a grafia da cidade era feita de duas maneiras: Coritiba, grafia européia, e Curityba, grafia tupi-guarani. ... Tempos depois a capital paranaense passou a ter apenas uma grafia: Curitiba.
O Coritiba Foot Ball Club é um tradicional time de futebol paranaense, fundado em 1909, na cidade de Curitiba. O nome do clube é grafado de modo distinto do nome da cidade apenas nos dias de hoje. Isso porque na época de sua fundação, Curitiba era grafado de duas maneiras diferentes: Coritiba e Curityba.
"As grafias são distintas porque o nome da cidade, na época, era escrito de duas maneiras distintas: Curytiba em tupi-guarani e Corityba em português. ... Após isso, em 1912, o nome da cidade foi oficializado como Curytiba, adotando o nome em tupi-guarani.