Yara: Significa "senhora da água", "dona da água", "dominadora", ou "mãe d'água". Iara é a variante mais comum do nome Yara. Yara é o nome de uma sereia que habita rios e lagos, segundo a mitologia dos índios brasileiros. ...
Deriva de Ya'rah, no hebraico bíblico, que no hebraico original, assim dizendo, é Jarah, que significa favo de mel ou madressilva.
Yara remete a variação de Iara. Esse nome tem origem indígena, a partir do termo Tupi-Guarani y-îara e o significado é "dona da água", "senhora da água" ou ainda "mãe d'água". Segundo a lenda do folclore brasileiro, Iara é uma sereia que vive no rio amazonas.
O nome Iara é de origem indígena. O termo vem do tupi-guarani y-îara e quer dizer: "beleza das águas" ou ainda "senhora das águas".
O termo "Iara" tem origem no idioma tupi, sendo a mistura de duas palavras: ig, que significa "água", e iara, que significa "senhor". Iara, portanto, seria a senhora das águas.
Iara, Uiara (do tupi y-îara, "senhora das águas") ou Mãe-d'água é, segundo o folclore brasileiro, uma linda sereia que vive no rio Amazonas.
Iara: Significa "senhora das águas", "mãe d'água", "a beleza das águas" ou "dominadora". Iara é um nome de origem indígena, cuja raiz do Tupi-guarani y-îara significa "senhora das águas", "mãe d'água", "a beleza das águas" ou "dominadora".
Foi uma história desenvolvida pelos povos indígenas da região norte do país, em especial da Amazônia. Iara significa "aquela que mora nas águas", uma sereia de beleza encantadora, cabelos longos, pretos e olhos castanhos.
Características predominantes nome Yara A Yara é idealista, e muito sensível e pode ter tendência para se desiludir. Impaciente tem uma grande vontade de mudar tudo à sua volta. Esta personalidade precisa de conviver com pessoas positivas e otimistas para ser feliz.
Nos primeiros registros da lenda, a sereia era um homem, chamado Ipupiara, conhecido por habitar os rios e devorar os pescadores, levando-os para as profundezas do rio. A partir do século XVIII surge uma nova variação da lenda, trocando a figura do homem-peixe por uma sedutora sereia, a Iara.