Na mitologia romana, Vertumnus - também Vortumnus ou Vertimnus - é o deus das estações, da mudança e do crescimento das plantas, bem como jardins e árvores frutíferas.
Antes de todo o surrealismo, impressionismo e alegorismo ter surgido na arte contemporânica, já existia um artista italiano do século XVI que pintava muito à frente do seu tempo. Giuseppe Arcimboldo juntava vários objectos, animais, frutos e vegetais na sua pintura, dando origem a a rostos bastante renascentistas.
Giuseppe Arcimboldo nasceu em Milão, na Itália, no ano de 1527. Era filho de Biagio Arcimboldo, também pintor. ... Além de pintor, foi figurinista, decorador e escritor. Suas obras mais famosas são as várias Cabeças Compostas, onde retratava perfis humanos a partir da reunião de bichos, pessoas, plantas e diversos objetos.
A obra de Giuseppe Arcimboldo é um retrato alegórico do monarca Rudolfo II como o deus romano das metamorfoses da vida e da natureza -Vertumnus. A face de Rudolfo II é feita com flores e frutos, simbolizando o equilíbrio perfeito entre a natureza e a harmonia que o seu reinado representava.
Em 1562, Arcimboldo deixou a sua terra e entrou na corte do imperador, onde foi estimado e bem tratado por ele, sendo recebido com grande amabilidade e obtendo um bom salário. Serviu aos imperadores como arquiteto, cenógrafo, engenheiro, organizador de festejos e criador de máscaras e fantasias.
Resposta: Giuseppe Arcimboldo (Milão, 1527 — 11 de julho de 1593) foi um pintor italiano. Suas obras principais incluem a série "As quatro estações", onde usou, pela primeira vez, imagens da natureza, tais como frutas, verduras e flores, para compor fisionomias humanas.
Giuseppe Arcimboldo foi um pintor italiano do séc XVI. Ele é famoso por suas pinturas ambíguas compostas por vegetais, flores, frutas, objetos variados e até animais, elaborando a partir destas partes figuras humanas pitorescas.
Pintura Giuseppe Arcimboldo/Formas
Giuseppe Arcimboldo (Milão, 1527 — 11 de julho de 1593) foi um pintor italiano. ... Arcimboldo trabalhou inicialmente com o seu pai Biaggio Arcimboldo, artista que trabalhava em afrescos. A partir de 1562 morou em Praga, então capital do reino da Boêmia e hoje da República Tcheca, onde consolidou sua carreira como artista.