Significado de Mesóclise substantivo feminino Gramática Colocação de pronomes pessoais átonos, presos por hífens, entre o infinitivo e as desinências, no futuro do presente e no futuro do pretérito: ajoelhar-me-ei, informá-lo-ia, dar-vo-la-íamos, falar-te-á.
Emprega-se a mesóclise quando o verbo estiver no futuro do presente ou no futuro do pretérito do indicativo, desde que não se justifique a próclise. O pronome fica intercalado ao verbo.
Na mesóclise o pronome fica no meio do verbo e essa colocação pronominal ocorre nos seguintes tempos verbais: futuro do presente ou futuro do pretérito. Exemplos: O concurso realizar-se-á no próximo domingo.
Não ocorre mesóclise se houver alguma situação que justifique o uso da próclise, ou seja, do adiantamento do pronome, como a presença de uma palavra negativa, de uma conjunção subordinada, de um pronome relativo, interrogativo, indefinido e demonstrativo, entre outros.
Ênclise é a colocação do pronome depois do verbo. Existem mais dois tipos de posição: Próclise (pronome antes do verbo) e Mesóclise (pronome no meio do verbo). Exemplos: Telefonei-lhe na hora combinada.
Indicativo
O pronome oblíquo lhe é relativo à 3. ª pessoa do singular e tem como função substituir o objeto indireto numa oração. Assim lhe dar significa dar a ele ou dar a você.
Um exemplo clássico: dize-me com quem andas (ênclise) e dir-te-ei quem és (mesóclise). O segundo passo é procurar entender quando se usa a mesóclise. Para isso, você haverá de se lembrar que a regra é a ênclise, isto é, o pronome colocado depois do verbo. Ex: Assim que Fulana chegar, diga-lhe para me ligar.