Na língua dos índios que habitavam o local, o nome Mochuara quer dizer pedra irmã, mas relatos históricos dizem que quando corsários franceses chegaram à Baia de Vitória, a neblina que encobria o monte lembrava um imenso pano branco. Daí a expressão mouchoir, que quer dizer lenço e se pronuncia "muchuá".
Cariacica é o segundo município mais populoso do estado do Espírito Santo e a primeira pérola a ser desvendada é o monte Mochuara. Um dos montes mais imponentes da região metropolitana, ao lado do Mestre Álvaro na Serra, e do morro do Convento da Penha em Vila Velha.
Segundo os antigos habitantes, o nome surgiu da expressão "Cari-jaci-caá", utilizada pelos índios para identificar o porto onde desembarcavam os imigrantes. Sua tradução é "chegada do homem branco".
Trata-se de uma história de amor de dois jovens índios que moraram em terras capixabas e que deu origem a duas enormes montanhas: Morro do Mestre Álvaro, na Serra e o Monte Moxuara, em Cariacica, ambos no Estado do Espírito Santo. É A LENDA DO PÁSSARO DE FOGO! ... Serra e Cariacica são cúmplices numa história de amor.
Com 718 metros de altitude, o Mochuara é um dos maiores símbolos de Cariacica.
Na língua dos índios que habitavam o local, o nome "Mochuara" quer dizer "pedra irmã", mas relatos históricos dizem que, quando corsários Franceses chegaram à baía de Vitória, a neblina que encobria o monte lembrava um imenso pano branco.
Pegue o busu 724 no Terminal de Campo Grande e desça no ponto mais próximo do Moxuara (peça ao motorista). Tem um as 7:10 que te deixa no pé do morro, outro as 7:40 que te deixa a uns 3 km, fácil também. É só seguir a estradinha até o fim. Verá a trilha em seguida.
724 metros O monte Mochuara é uma pedra de granito de 724 metros de altitude e que atrai muitos amantes da natureza pela sua beleza.
"Roça de milho". Capixaba significa, roça, roçado, terra limpa para plantação. Os índios que habitavam a ilha onde atualmente é o município de Vitória, capital do estado do Espírito Santo, chamavam de capixaba sua plantação de milho e mandioca.