A mecha de fios brancos é explicada cientificamente pelo termo piebaldismo. Trata-se de uma condição genética que indica que as células que produzem a melanina, ou os melanócitos, não estão funcionando de forma eficaz naquela determinada área.
Forma congénita de albinismo, de transmissão autossómica dominante. Caracteriza-se, em geral, por uma despigmentação (por falta de melanócitos) localizada e limitada a uma parte da fronte e a uma mecha branca de cabelos.
Como fazer as descoloração das mechas brancas: Coloque no recipiente plástico uma medida de água oxigenada 40 volumes para duas medidas de pó descolorante. A mistura deve ficar em uma consistência média, não pode ficar líquida, nem muito consistente. 3 – É hora de começar a pintar a mecha.
Caracteristicamente, os indivíduos com piebaldismo apresentam desde o nascimento áreas despigmentadas (brancas), que costumam se localizar na face (principalmente na fronte), podendo afetar também áreas do couro cabeludo e o cabelo, assim como cílios e sobrancelhas.
A pessoa com piebaldismo tem, desde o nascimento, um número deficitário de melanócitos, células que produzem melanina, responsável pela pigmentação. Isso pode ocasionar em manchas brancas na pele ou, como no caso de Cruela, fios brancos nos cabelos, cílios ou sobrancelhas.
As características do piebaldismo estão presentes desde o nascimento e são estáveis ao longo dos anos. Já o vitiligo surge nos primeiros anos de vida e costuma piorar com o passar do tempo. Diferente do piebaldismo, que é genético, o vitiligo pode ter diferentes causas e pode haver tratamentos distintos para cada caso.
Piebaldismo é uma condição caracterizada por ausência de melanocitos em pele e em cabelos. Os melanócitos que produzem os pigmentos da pele e cabelos. O piebaldismo pode ser isolado, sendo causado por mutações em genes específicos; ou fazer parte de um quadro sindrômico.
"Entre os tons que funcionam para disfarçar os brancos estão o champanhe, platinados ou beges, que ajudam a prolongar o retoque. Eles podem ser usados em todo o cabelo ou como luzes, que também disfarçam os grisalhos e rejuvenescem", contou Ivan.
Isso depende. A primeira coisa a ser observada é a quantidade de cabelos brancos e sua localização na cabeça. Dá para disfarçar com cortes e outros truques, mas quando se fala em tintura, somente um profissional pode ajudar e lhe dar segurança sobre qual processo fazer: as luzes ou a tintura.
Principais sintomas