Na mitologia grega, é um deus marinho, filho de Poseidon e Anfitrite (Salácia), geralmente representado com cabeça e tronco humanos e cauda de peixe. Ele é representação masculina de uma sereia. Ele é conhecido como o Rei dos Mares.
O nome Triton tem origem na mitologia grega: uma referência ao filho de Poseidon, o deus dos mares. Segundo a mitologia, Triton carregava um tridente, que deixava marcas por onde passava.
Plural: tritões. Grafia no Brasil: tríton. Grafia no Brasil: tríton. Grafia em Portugal: tritão.
Tritoa Tritoa é o feminino de tritão.
Características. Tal como todos os membros da ordem Caudata, os tritões são caracterizados por um corpo semelhante ao dos lagartos, com quatro membros de tamanho idêntico e uma cauda distintiva. As larvas aquáticas possuem dentes verdadeiros em ambas as maxilas, e guelras externas.
Em A Pequena Sereia, Tritão é xenófobo para os seres humanos, sempre brigando com sua filha, pelo fato de que ela gosta dos seres humanos. De acordo com a Tritão, o contato entre o mundo humano e o mundo aquatico é estritamente proibido.
Poseidon se casou com a sereia Anfitre, que virou a rainha do oceano, e tiveram um filho chamado Tritão (que era metade peixe e metade ser humano). Também se relacionou com Medusa com quem teve Pégasos (um cavalo voador). Para além das mulheres oficiais Poseidon ficou conhecido por ter uma série de amantes.
Tritão (em grego clássico: Τρίτων), na mitologia grega, é um deus marinho, filho de Posídon e Anfitrite, geralmente representado com cabeça e tronco humano e cauda de peixe. Conhecido como o rei dos mares, é a representação masculina de uma sereia.
O masculino de sereia é tritão.
Dessa foram, podemos dizer que o tritão tem uma expectativa de vida que varia entre anos de idade, e tudo irá depender dos hábitos que ele possui ao longo da vida, do local de habitat e também de quão grande ou pequena é a interferência humana lá.