Sumagre (em inglês: sumac e em francês: le sumac) é uma baga ou fruto de um arbusto com coloração que varia do vermelho tijolo para roxo escuro. Este tempero é muito utilizado no Oriente Médio e na região do Mediterrâneo para adicionar acidez e picância em saladas e marinadas para carnes. ...
De sabor azedo, o sumagre, ou "sumac" -como é conhecido em alguns países-, é muito usado para fazer marinadas e temperar saladas, kebabs e carnes grelhadas. ... Em alguns lugares, o tempero substitui o limão. "As culinárias de todos os países usam algum tipo de ingrediente ácido.
Como eu não tenho nem za'atar nem sumagre, lá consegui dar a volta com algumas indicações lidas por aí: substituí a erva por tomilho, ao que parece tem um travo parecido e o sumagre foi substituído por sal aromatizado com raspa de limão, que eu tinha feito há uns tempos (e que é óptimo para temperar saladas).
A especiaria é o ingrediente substituto de suco de limão ou raspas de limão para fazer pratos como saladas, hummus, marinadas ou molhos. Além disso, você também pode polvilhar sobre arroz, saladas de grãos ou qualquer tipo de pão sírio, legumes assados, ovos fritos ou mexidos, ou incorporá-lo em nozes torradas.
Sumagre – também conhecido como sumac – é um fruto proveniente de uma planta arbustiva. Sua coloração é avermelhada, bem semelhante a cor dos tijolos. Entretanto, existem algumas variedades que apresentam uma cor mais forte, chegando ao roxo escuro. Geralmente estes frutos são secos, moídos e utilizados como tempero.
Também grafado como zahatar, é um tempero amplamente usado nas culinárias do Oriente Médio (Turquia em especial), composto de gergelim, e partes iguais de tomilho, orégano e manjerona moídos.
Ele é feito à base de tomilho, sumagre (uma especiaria com sabor ácido) e gergelim torrado. Ele também pode ser encontrado com orégano, sal e manjerona. Essa mistura é muito aromática e seu sabor é levemente picante.
Onde usar o zaatar? Zaatar vai bem com frango, cordeiro, vegetais firmes ou ricos em amido, como couve-flor ou batatas. Também, é muito utilizado com azeite de oliva para aromatizar esfihas e pães chatos (como o pita), homus, coalhada seca ou iogurte grego e chancliche, queijo árabe preparado com iogurte drenado.
Ele é comum salpicado em esfirras e pães chatos, ou como tempero de saladas. Uma pitada colocada em azeite faz um ótimo acompanhamento para pães. É fácil combiná-lo com carnes assadas e peixes grelhados, temperando no início como o sal.
Conheça a lista de temperos Árabes