Assim, um solo permeável é aquele em que a água consegue penetrar com bastante facilidade, enquanto o solo impermeável é o tipo de solo que não é capaz de reter água.
Definindo: materiais permeáveis são aqueles que a água penetra. Enquanto os impermeáveis são os que a água não consegue ultrapassar.
solo arenoso Devido a essa característica, entre os tipos de solo, o solo arenoso é o mais permeável.
Os poros das rochas não se encontram na totalidade preenchidos por água, tendo ar, também na sua constituição. A zona de saturação tem inicio logo a seguir ao final da aeração, no nível freático ou hidrostático, e acaba normalmente numa rocha impermeável.
O termo impermeável significa: que não deixa penetrar água ou liquido (dic.)
muito rapidamente por um solo? Em solos que drenam muito rápido, os nutrientes podem ser carregados e estes solos podem secar muito rapidamente.
A permeabilidade dos tipos de solo refere-se ao processo pelo qual os solos permitem o escoamento de água em seu meio, é importante observar a utilização deste processo, pois muitos descasos de construções ocorrem devido à má absorção de água pelo solo utilizado (TONIN, 2013).
Os aquíferos em formações arenosas são os que reúnem melhores condições de armazenamento de água dado que as areias são rochas porosas e boa permeabilidade, pois a granulometria é geralmente homogénea, os poros comunicam entre si tornando a rocha porosa e permeável.