Um corpo estará eletrizado positivamente ou com cargas positivas quando estiver com "falta de elétrons" - o número total de prótons supera o de elétrons e, assim, o corpo fica com carga positiva. Um corpo estará eletrizado negativamente ou com cargas negativas quando ele apresentar "excesso de elétrons".
Quando partículas estão eletrizadas com cargas de sinais iguais, se repelem. Quando dois corpos inicialmente neutros são atritados, se eletrizam e, em virtude do atrito ocasionado, um corpo ficará com carga positiva e o outro com carga negativa.
Atração e Repulsão - Cargas elétricas de mesmo sinal se repelem. Cargas de sinais opostos se atraem. Obs – Todo corpo eletrizado sempre atrai um corpo neutro, devido a Indução Eletrostática.
Um corpo eletrizado negativamente tem maior número de elétrons do que de prótons, fazendo com que a carga elétrica sobre o corpo seja negativa. Um corpo eletrizado positivamente tem maior número de prótons do que de elétrons, fazendo com que a carga elétrica sobre o corpo seja positiva.
Neutro – quando apresentar uma carga neutra ou nula, a quantidade de prótons (+e) e elétrons (-e) no sistema é igual. ... Eletrizado positivamente – quando a quantidade de prótons for maior do que a de elétrons, esse corpo terá carga elétrica positiva, já que as partículas positivas estão em maior número.
Elétrons: Ficam na eletrosfera, região ao redor do núcleo atômico, e têm carga elétrica negativa; Nêutron: Também localizado no núcleo atômico, não possui carga elétrica.