O TTPA estará aumentado quando o paciente tiver deficiência de fatores da via intrínseca (fatores XII, XI, IX e VII) e de fatores da via comum (X, V, II e fibrinogênio) da cascata da coagulação.
O Exame TTPa avalia defeitos da via intrínseca da coagulação, podendo, portanto, constatar a deficiência de diversos fatores no sangue. É usado também no controle do uso terapêutico de heparina e na avaliação da presença de anticoagulantes circulantes.
O tempo de protrombina (TP) e o tempo de tromboplastina parcial ativada (TTPA) são utilizados para avaliar a atividade geral da coagulação. Realizados em equipamento automatizado, garante maior segurança e precisão nos resultados, necessitando que a coleta seja realizado no laboratório.
Assim, a verificação da quantidade de plaquetas é importante no coagulograma pois permite que o médico saiba se há alteração no processo de hemostasia primária, recomendando um tratamento mais específico. Como entender o resultado: A quantidade normal de plaquetas no sangue é entre 150000 /mm³.
Como entender o resultado: Após a realização do furo, o médico ou técnico responsável pelo exame contabiliza o tempo que o sangue coagula e monitora por meio de um papel filtro que absorve o sangue do local. Quando o papel filtro não absorve mais o sangue, o teste é terminado.
Coagulograma é um conjunto de exames que permite avaliar os processos de coagulação do sangue.
O tempo de protrombina ou TP é um exame de sangue que avalia a capacidade do sangue para coagular, isto é, o tempo necessário para estancar uma hemorragia, por exemplo.