Outro significado de dionisíaco no dicionário é que possui os caracteres de ímpeto, força vital e arrebatamento atribuídos a Dionísio. Dionisíaco é também impulsivo, instintivo, orgiástico, em oposição ao apolíneo.
Significado de Dionisíaco adjetivo Que diz respeito a Dionísio ou Baco, deus do vinho. Referente a Dom Dinis, rei português, e à sua época. Que cultiva a saúde física e espiritual, e ama a vida com entusiasmo.
O Apolíneo e o Dionisíaco é um conceito filosófico e literário ou dicotomia, com base em certas características da antiga mitologia grega. ... O Apolíneo é o lado da razão e do raciocínio lógico. Por outro lado, o Dionisíaco é o lado do caos e apela para as emoções e instintos.
No que tange à arte e a vida podemos denominar apolíneas as manifestações que expressem exatidão, harmonia, prudência, ilusão (como por exemplo, as artes plásticas) etc; e dionisíacas as manifestações que expressem desmedida, vibração, autenticidade (como, por exemplo, a música, o sofrimento, o sexo) entre outras.
QUEM USOU O TERMO "ALMA DIONISÍACA" EM FILOSOFIA FOI NIETZSCHE. ... Assim, uma pessoa com alma dionisíaca é aquele cara que não se perturba com nada, que está sempre "se lixando" para as dificuldades da vida.
O fôlego de vida, o ser humano em si. ... Alma é um termo equivalente ao hebraico néfesh, ao Sanscrito Ātman e ao grego psykhé e significa "ser", "vida" ou "criatura". Etimologicamente, deriva do termo em Latim animu (ou anima), que significa "o que anima".
Denominou essas forças inspirado na mitologia grega. Chamou de apolíneo (relativo ao deus Apolo) o princípio que representa a razão como beleza harmoniosa e comedida, organizada. E denominou dionisíaco (relativo ao deus Dioniso) o princípio que representa a embriaguez, o caos, a falta de medida, a paixão.
Apolo é o deus da beleza; Nietzsche o associava ao sonho, harmonia, forma e artes plásticas (como a escultura). Dionísio é o deus do vinho; Nietzsche o associava à intoxicação, desarmonia, ausência de forma, sublimidade e música.
Segundo ele,o Apolíneo representa a contemplação, harmonia, beleza,e o equilíbrio entre as formas, especialmente através do uso da racionalidade; enquanto o Dionisíaco é a imagem da força instintiva e da saúde, uma embriaguez criativa, uma paixão sensual, é o símbolo de uma humanidade em harmonia com a natureza.